domingo, 30 de junho de 2013

ALDEIA DE SANTO ANTONIO DA BOA VISTA

Conforme escrevi em outra postagem, tenho buscado informações sobre a localização exata da Aldeia de Santo Antonio da Boa Vista.
Tenho indícios de que ficava na ALDEIA, atual agrupamento rural do município de Solânea/PB, e, segundo informações históricas era formada de índios sucurús e canindés. No entanto, nunca consegui, até agora, nenhum documento que comprovasse tal fato.
Fiz pesquisas em documentos históricos a partir de 1680 (Guerra dos Bárbaros). Mas, apesar dos esforços nada encontrei.
Para minha surpresa, hoje, revendo os registros paroquiais de Mamanguape, acabei por encontrar uma prova da existência dos sucurus e canindés (tapuias) na aldeia de Boa Vista.

O registro é este, de 1732, onde apesar de algumas partes estarem ilegíveis, dá para ler perfeitamente o conteúdo principal, que é justamente a .prova histórica não só da aldeia, mas também das etnias.  

imagem family search
"Aos dois de março de mil sette centos e trinta e dois na capela dos sucurus e canindes da Boa Vista, nesta freguezia com licença minha batizou o missionário padre Manoel Jorge da Costa som os santos óleos a Antonia, filha natural de Maria escrava de (ilegível) Gomes de Macedo, foram padrinhos (ilegível)"

Tal registro comprova não só a existência da capela em 1732, a qual, segundo consta,  era de invocação de Santo Antonio, como também que era formada por índios sucurus e canindés (tarairús)  e ainda, a exploração desses pelo colonizador, já que a criança batizada era filha de uma "escrava"..
Ressalto que, segundo consta, a aldeia era de missionários de Santa Tereza. 
Sabe-se que, a partir da segunda metade do século XVIII, a Coroa portuguesa resolveu intervir. Em 1755, foi aprovado o "Diretório, que se deve observar para as povoações dos índios do Pará e Maranhão", que acabou sendo estendido a partir de 1758 para toda colônia, retirando de vez o controle dos missionários religiosos sobre as aldeias, muitas das quais viraram vilas. 
Algumas destas aldeias desapareceram e, permanecem excluídas da história. 

Ao que tudo indica foi o caso da ALDEIA DE SANTO ANTONIO DA BOA VISTA, que apesar de sua importância histórica continua totalmente inexplorada. 

4 comentários:

Unknown disse...

Os ilegiveis que estao ai sao Antonio Gomes de Macedo...

...foram padrinhos o Alferes Domingos Vieyra e Anna Pereyra de Jezus
Todos abreviados.

Eliton S. Medeiros

Unknown disse...

Por acaso, voces tem alguma informação sobre os descendentes de Antonio Gomes de Macedo?

Grato

Eliton

isabel pinto disse...

Embora não tenha dados que comprovem que este ANTONIO GOMES DE MACEDO era o mesmo tenente ANTONIO GOMES DE MACEDO, que foi administrador do povoado de Bananeiras na primeira metade do século XVIII, acredito tratar-se da mesma pessoa. Não tenho nenhuma informação sobre descendentes.

Unknown disse...

Sim Isabel. Se vc olhar antes verá o Ten.te Anto. Gomes de Macedo no registro. É o mesmo