terça-feira, 11 de junho de 2013

TACIMA/PB - 1838

Pelos registros paroquiais de Bananeiras/PB a população de Tacima/PB, em 1838, já era razoável, como demonstram os registros paroquiais abaixo:

Em 29/01/1838- Casamento de André Baptista Lopes, filho de João Baptista Lopes e Joanna Maria da Conceição com Maria da Conceição, filha de Alexandre Cardoso da Silva e Thereza da Conceição, moradores em TACIMA. 
imagem family search
Outro registro interessante, do casamento, realizado em 09/02/1838, de Antonio Luiz de Oliveira e Joaquina Maria. Ele filho natural da falecida Luíza Maria e ela, viúva de João Vieira de Lima, sepultado no cemitério de Tacima.  

                                                               imagem family search
A existência da capela de TACIMA, resta comprovada neste registro de 5/2/1838, do casamento em Bananeiras de Domingos da Fonseca, viúvo de Joana Maria "sepultada na Capella de Tacima" e Luzia Maria, viúva de Thomaz Aquino, sepultado na Matriz de Bananeiras. .
imagem family search
Dos registros acima verificamos que algumas pessoas eram sepultadas na capela, outras (talvez índios, pardos ou foros) eram sepultadas em um cemitério, o que denota a estratificação social da época. 


3 comentários:

Unknown disse...

Percebi que as genealogias que encontro são sempre de pessoas influentes,procuro os descendentes dos Henriques de miranda e dos Bento Rodrigues,todos ou quase todos em Tacima ou Araruna...

isabel pinto disse...

A assertiva é verdadeira na medida que só as pessoas importantes e influentes contribuíram de alguma forma para a história da localidade. Logo, possuem uma trajetória digna de biografias publicadas.
E, por óbvio, mesmo não tendo contribuído em nada, cabe aos descendentes resgatarem a história familiar. Se não o fazem, não podem atribuir a ausência a terceiros que não são da família.
Esse blog começou justamente porque não encontrei absolutamente nada de meus ancestrais paternos. Fiz pesquisas, publiquei um livro. Tenho esse blog desde 2008, sendo que na medida do possível publico tudo que encontro para ajudar outras pessoa, cujos ancestrais não são mencionados em lugar nenhum .
Todos os livros de Araruna estão disponíveis para consulta on line nos catalogos do Family search. Qualquer um pode fazer a pesquisa. Basta persistência e paciência.

Unknown disse...

Tiro o chapéu para você,uma pesquisa maravilhosa e com conteúdos que até então desconhecia mesmo sendo nordestina,tenho procurado meus ancestrais,e seu blog já me ajudou muito,minha família está em Tacima,Rio Grande do Norte, parabéns,ganhou mais uma leitora.