sábado, 29 de junho de 2013

FRANCISCO - FILHO DE MANOEL JOZÉ PINTO - 1809

Alguns registros que em encontrei ao longo das minhas pesquisas são enigmáticos, uma vez que não consegui fazer qualquer ligação com a minha família (PINTO).
É o caso do batismo de FRANCISCO, filho de MANOEL JOSÉ PINTO E ANNA QUITÉRIA, realizado em 1809 em "LAGOA GRANDE" (ALAGOA GRANDE?), encontrado nos livros paroquiais de Mamanguape.
imagem family search

Na verdade, como a distância entre Mulungú/PB e Alagoa Grande/PB, em linha reta, é de aproximadamente 16 Km, penso que tal documento reforça ainda mais o indício de que MANOEL JOZÉ PINTO, que encontrei nas pesquisas como residente em MULUNGÚ por volta de 1775,  ser o pai ou avô de meu pentavô MANOEL JOZÉ PINTO.
Quanto a FRANCISCO, nascido em 1809, não tenho maiores informações, apesar de ter a princípio pensado que se tratava de FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA PINTO, o Chico Gago, da família PINTO de Bananeiras/PB, que tratei em outra postagem. Todavia, segundo informações que obtive, logo no início das minhas pesquisas, esse teria falecido em 1862, aos 48 anos de idade, em João Pessoa, segundo um obituário que não tive acesso até a presente data. Logo, o CHICO GAGO teria nascido por volta de 1813/1814, e  obviamente não poderia ser a mesma pessoa.
No entanto, o mais interessante é que não há registro de ninguém com o sobrenome PINTO em Bananeiras antes de 1809. O primeiro, registro trata-se do nascimento de JOZÉ, filho de JOZÉ PINTO e ANNA FRANCISCA, batizado em 28/08/1809.
Este JOZÉ PINTO, que assume o nome de JOZÉ PINTO DE QUEIROZ, era filho daquele MANOEL JOZÉ PINTO (com MARIA DE OLIVEIRA) residente em Mulungú. O que demonstra que pelo menos um dos filhos dele foi para Bananeiras.
Neste registro, de 1837, vemos que  ele e sua mulher MARIA JOZÉ DA CONCEIÇÃO, foram padrinhos de JOÃO, filho de MANOEL FRANCISCO DE SOUZA e ESMENIA MARIA DA PURIFICAÇÃO (brancos e residentes no BACOPARI *).
imagem family search

Na verdade, como não encontrei o registro de nascimento de meu pentavô, estimei que ele -  MANOEL JOZÉ PINTO - nasceu por volta de  1896,  levando em conta a data de nascimento dos filhos. Mas, como não encontrei todos os filhos que teve com ANNA JOAQUINA, minha pentavó, que faleceu em 1840, provavelmente de parto do último filho  - ANTONIO JOZÉ PINTO, posso ter errado nas minhas suposições. 
Assim, ainda fica a dúvida: Quem era este FRANCISCO, nascido em 1809, filho deste MANOEL JOZÉ PINTO e de ANNA QUITÉRIA?  
Seria filho de meu pentavô MANOEL JOZÉ PINTO e, neste caso, o nome da mãe estaria grafado como ANNA QUITÉRIA ao invés de ANNA JOAQUINA?
Seria outro filho do MANOEL JOZÉ PINTO, irmão do JOZÉ, pai de meu pentavô MANOEL JOZÉ PINTO?
Seria algum tio ou primo de meu pentavô?
São perguntas que não obtive respostas até agora. O fato mais intrigante é que este registro demonstra claramente a existência de um FRANCISCO, filho de MANOEL JOZÉ PINTO. E, por ser o sobrenome PINTO raro na região - quase todos que encontrei consegui comprovar a ligação com a minha família - é pouco improvável que não seja alguém ligado à minha árvore genealógica. 

* Sobre o sítio BACOPARI em outra postagem

Nenhum comentário: