sábado, 29 de junho de 2013

SÍTIO BURACO - BANANEIRAS/PB

Ao longo do tempo as sesmarias foram fracionadas, seja por herança, dotes, permuta ou compra e venda, passando a expressão uma parte de terra” a ser amplamente utilizada nos documentos.
Vez ou outra,  encontramos a expressão sitio de terras.
Na verdade, a palavra sítio era bem diferente do sentido atual  que é uma pequena fazenda.  Naquela época, entre os séculos XVII e XIX, significava uma extensão maior de terras do que as que nos registros foram apontadas como “uma parte de terra”.
Assim, tanto o SÍTIO BURACO como o SÍTIO BACUPARI (tratado em outra postagem) na verdade não eram "sítios" na acepção atual da palavra, mas sim uma grande extensão de terras, habitada por membros de uma mesma família, ou seja, conglomerados familiares com média de 40/50 pessoas.
Alguns desses sítios transformaram-se em povoações, outros continuam como aglomerados rurais que fazem parte dos atuais municípios brasileiros.
Um dos primeiros registros paroquiais que encontrei em Bananeiras/PB, foi de  Anna,  batizada em 20/09/1840, filha de JOAQUIM JOSÉ PINTO E INÁCIA MARIA DA CONCEIÇÃO (meus tetravós), onde os padrinhos foram MANOEL JOZÉ PINTO (avô paterno) e FRANCISCA GOMES D’OLIVEIRA (avó materna), constando que todos eram moradores no BURACO.

O Sítio Buraco, localizado na zona rural de Bananeiras/PB ainda existe, embora hoje sua extensão territorial seja bem menor que em 1840. Atualmente, conta com 20 estabelecimentos agropecuários e com população estimada em 130 pessoas, quase o mesmo número que eu acredito que existia naquela época.
No sítio Buraco, além da família de Joaquim José Pinto, constatei a presença de outras, todas aparentadas, conforme os registros abaixo.

1) batizado de JOAQUIM em 01/04/1838, filho de ANTONIO BARBOSA PINTO e ANNA THEREZA. 


2) batizado de ANTONIO em 11/10/1840, filho de LUIZ JOSÉ (Souza?) e MARIA ROSA DE LIMA



3) batizado de THEREZA em 08/08/1840, filha de MANOEL GOMES DOS SANTOS e ANTONIA MARIA
4) batizado de Anna, filha de Manoel Ignácio e Joana Maria (brancos). Padrinhos MANOEL FERREIRA DOS SANTOS e FRANCISCA GOMES DE OLIVEIRA (minha pentavó mãe de Ignácia, casada com Joaquim José Pinto)  

5) Casamento em 23/11/1838 de FELIPPE DE "SÃO TIAGO" DA CRUZ e JOAQUINA MARIA 
FRANCISCA. 

No SÍTIO BURACO, há registro de algumas famílias: RIBEIRO, SANTOS, OLIVEIRA, SOUZA, VELOSO, LIMA, além da família PINTO.

Nenhum comentário: