sábado, 20 de julho de 2013

BREJO DE BRUXAXÁ (AREIA/PB)

No Diccionário Topográphico do Imperio do Brasil – José Saturnino da Costa Pereira – 1834, encontramos o verbete:

“BREJO DA ARÊA – Villa da Província da Parahiba, situada sobre a serra do Bruxaxá, na estrada que vai para o Seridó na Província do Rio Grande do Norte. O seu districto tem 20 legoas de extensão de N. a S., limitando-se com a Villa do Pilar, e a província do Rio grande do Norte: e a E. a O. com  Massanguapé, e Pombal, He das Villas consideráveis da Província. E sua principal cultura consiste em algodões.”

Segundo os historiadores, chamou-se a princípio, sertão de bruxaxá, que era a designação dos índios que ali viviam, pertencentes à nação cariri.
Encontrei nos livros paroquiais de Mamanguape a menção de BREJO DE BRUXAXÁ, como podemos confirmar neste registro de 1783 (século XVIII).

 fonte: family search

Nicolau, filho de José da Costa Ferreira e de sua mulher Maria, baptizado no BREJO DE BRUXAXÁ, pelo padre Domingos da Cunha Figueira, no dia 10/01/1783. Padrinhos o Reverendo Vigário João Freire de Basto Tavares por procuração , 


Em 1787, o registro de batismo de ANNA, batizada na capela de bruxaxá, filha de Sivirino de Souza e sua mulher Clara Maria, cujos padrinhos foram Joachim da Roxa Pix... (ilegível) e sua mulher Isabel Maria (12/02/1787)

 fonte: family search


FRANCISCA, filha de Manoel de Souza e de Maria da Costa moradores no Brejo de Area e batizada na capela de Bruxaxá, 2/01/1787


JOANNA, filha de Manoel Soares e de Damiana dos Prazeres, moradores no Brejo de Area e batizada na capella de Bruxaxá 

Nenhum comentário: