sábado, 11 de maio de 2013

TACIMA - PB

Toda vez que faço pesquisas nos livros paroquiais fico abismada com a quantidade de informações que trazem. Além das datas de nascimento, casamento, óbitos e filiação sempre aparece o nome da capela, igreja ou matriz.
O livro de Batismo de 1808-1816* de Mamanguape (Paraíba) não me deixa mentir.
Recentemente encontrei vários registros interessantes, dentre os quais o de EUZÉBIA, que transcrevo abaixo:
"Aos sinco de março de mil oitocentos e dezenove de minha licença, digo aos vinte e nove de abril do dito anno de minha licença na Fazenda do Tacima, Districto do Rio Grande o Reverendo Padre David Martins Gomes Delgado Freire baptizou a párvola Euzébia, nascida a sinco de março do mesmo anno, filha legítima de Izidorio de tal e Francisca Gomes desta freguezia, foram padrinhos José Roberto da Silva e sua mulher Paula Maria, do que para constar lavrei e assigno"
Imagem family search.

Sem dúvida é uma informação muito importante para a história da cidade de Tacima.
A origem de Tacima, igual a tantas outras cidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte, sem dúvida, foi um curral de criar gado, depois fazenda, arraial, povoado até se transformar em vila e, finalmente cidade.
No registro vemos que Tacima era considerada, na época (1819), distrito do Rio Grande (do Norte), e lá  não existia nenhum oratório ou capela.


* vai até 1819.

Nenhum comentário: