sexta-feira, 17 de maio de 2013

HISTÓRIAS DE TRANCOSO III - PORTO DE CABEDELO


Extraída do livro GENEALOGIA SERTANEJA - CAPÍTULO XI

Em pleno sertão, havia um casal muito pobre, que morava em uma casinha muito simples. Por mais que o homem trabalhasse sol após sol, nada conseguia para o seu sustento e o da esposa. O único bem que possuíam era uma cabra, que ficava amarrada debaixo de um pé de umbu.
Certo dia, o homem sonhou com uma alma penada que lhe dizia: sua fortuna está no Porto de Cabedelo. O homem acordou assustado e contou o sonho para a mulher que disse: “Larga de ser besta que alma alguma vem te trazer fortuna”.
O sonho se repetiu várias vezes, sempre a alma dizendo: “SUA FORTUNA ESTÁ NO PORTO DE CABEDELO”.
Até que certo dia o homem, farto da miséria que passava, resolveu seguir o conselho da alma e ir para Cabedelo (Paraíba). Não falou nada para a mulher, pois afinal ela não acreditava na alma. Pensou que voltaria de Cabedelo rico e assim provaria à mulher que seu sonho tinha se tornado verdade.
Em Cabedelo, encontrou logo emprego no porto como carregador. Mas, apesar de estar empregado, ganhando dinheiro, passou o tempo e não conseguiu juntar fortuna. Desolado, estava um dia no porto quando chegou outro homem que lhe perguntou a razão de tanta tristeza.

Ao que o homem respondeu: “Olhe, eu morava no sertão com minha mulher, passávamos fome, éramos muito pobres, daí comecei a sonhar com uma alma que me dizia: SUA FORTUNA ESTÁ NO PORTO DE CABEDELO. Tanto sonhei, que resolvi arriscar e vim para cá, pois acreditei no sonho, mas aqui nada consegui de fortuna até agora”. Após ouvir a história, o outro homem disse: “você é muito ingênuo, vê lá se
alguém pode acreditar em sonho. Eu mesmo, tem mais de ano que sonho que tenho que ir lá para o sertão procurar uma casinha bem pobre, onde tem uma cabra que fica amarrada o dia todo debaixo de um umbuzeiro. A alma me diz para tirar a cabra, cavar que acharei uma botija de ouro. Imagina se eu acredito”.
A cada palavra do outro, o homem parecia que estava vendo sua casa. Despediu- se então e voltou para sua casa no sertão. Foi até o umbuzeiro, tirou a cabra e cavou encontrando a botija de ouro e se tornando rico, para surpresa da mulher que dizia que seus sonhos eram besteira.
Moral da história: às vezes é preciso ir muito longe para se descobrir o verdadeiro tesouro que está bem perto da gente.


* Esta história parece “adaptada” pelo meu avô de alguma história de trancoso. O início da construção do Porto de Cabedelo se deu em 1908 e atraiu muitos trabalhadores. A obra só foi concluída em 1917, mas oficialmente o seu término se deu em 1935.


Nenhum comentário: