terça-feira, 14 de maio de 2013

MANOEL NORBERTO DA COSTA


MANOEL NORBERTO DA COSTA, nascido em 1859, casou-se em 23/01/1883, em Santa Cruz (RN) com JOAQUINA EUSTAQUILINA DE OLIVEIRA.
Consta do registro:
“Aos vinte trez de janeiro de mil oitocentos e oitenta e trez, no sítio Allívio desta Freguezia, obtidas as cerimônias canônicas emanadas da doutrina cristã e confessados justa presentinos uniram, em matrimonio, os contraentes MANOEL NORBERTO DA COSTA e JOAQUINA EUSTAQUILINA D’OLIVEIRA, elle, filho legítimo de ANTONIO PAULO DA COSTA e LUZIA MARIA DA CONCEIÇÃO, ella filha legitima de MANOEL FRANCISCO DE OLIVEIRA e INÁCIA MARIA DA CONCEIÇÃO, e lhes dei as benções nupciais presentes as testemunhas EMIGIDIO JOSÉ DE SOUSA e MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA e, para constar lavrei o termo. Vigário Antonio Raphael de Mello Gomes.(Livro de Casamentos número 2 – fl. 64103 –Paróquia de Santa Cruz)



Deste registro, podemos extrair que o casamento ocorreu no Sítio do Allívio (em Santa Cruz), local onde os pais de Joaquina Eustaquilina (MANOEL FRANCO DE OLIVEIRA e IGNÁCIA) moravam na época, e que os padrinhos foram o cunhado (EMÍGDO JOSÉ DE SOUSA) e o irmão de EUSTAQUILINA, MANOEL FERNANDES DE LIMA, que assinava também como MANOEL FERNANDES DE OLIVEIRA.
JOAQUINA EUSTAQUILINA DE OLIVEIRA faleceu no dia 20/03/1951, aos oitenta e dois anos de idade.
Meu pai e meus tios mais velhos contavam que a conheceram já velhinha, ocasião em que ela morava na propriedade de meu avô Luiz Severiano da Costa (um sítio distante cerca de 10 km do centro da cidade de Santa Cruz, próximo ao açude de Inharé).
A casa em que ela passou seus últimos dias não existe mais. Apenas alguns restos de tijolos e cerâmica encontram-se no local.
Certidão de óbito:
“Certifico que na data de 20 de março de 1951, no livro C- fls. 168, sob o n. 4351, foi feito o registro de óbito de JOAQUINA EUSTAQUILINA DE OLIVEIRA ,falecida às 3 horas no lugar Furna neste município, do sexo feminino, natural deste estado  com 82 (oitenta e dois) anos, residente e domiciliada nesta cidade de Santa Cruz-RN, viúva, filha de Manoel Francisco de Oliveira e Inácia Maria da Conceição, falecendo em consequência de gripe e disenteria, tendo sido declarante Antonio Paulo da Costa, não
constando o cemitério em que foi enterrada” (Cartório do 2º. Ofício de Santa Cruz).
Joaquina era chamada pelos netos de VÓZINHA.

O casal teve 14 filhos
1 - JOSÉ NORBERTO DA COSTA ( 1884)
2-  JOSÉ FERNANDES DA COSTA (1886)
3 - LUIZ SEVERIANO DA COSTA ( meu avô - tratado em outro post) (19/11/1892)
4 - PEDRO PAULO DA COSTA (18/05/1895)
5-  FRANCISCA ELISA DA COSTA
6- ANTONIO PAULO DA COSTA
7- JOÃO PAULO DA COSTA
8 - MARIA DA COSTA
9- IGNÁCIO JOSÉ DA COSTA
10- PASCOAL DA COSTA
11 - RITA REGINA DA COSTA
12- CÃNDIDA DA COSTA
13 - IZABEL GALDINA DA COSTA
14 - "NENEN"  que até o presente momento não sei  seu nome. Meu pai e tios só a conheciam pelo apelido. Pensei tratar-se de Izabel, mas aquela casou-se com PEDRO PAULO DOS SANTOS em 1920, e as informações que tenho Neném foi casada com FRANCISCO MATIAS.
Eis o registro de casamento de IZABEL
Foto: arquivo pessoal
 Me lembro que quando mostrei ao meu pai (Raimundo) este registro ele ficou surpreso, pois não conhecia nenhuma tia de nome IZABEL. Meus tios mais velhos (já falecidos) também desconheciam. Mas, segundo o registro acima, meu avô - LUIZ SEVERIANO DA COSTA - foi um dos padrinhos de casamento da irmã.

Nenhum comentário: