domingo, 21 de fevereiro de 2016

O FILHO DA VIÚVA MARIA ROSA - CURIOSIDADE GENEALÓGICA

Ao longo dos anos pesquisando em registros paroquiais já encontrei muita coisa estranha. Mas, nada se compara ao registro de batismo de Bento, filho da viúva Maria Rosa, nascido em 12/07/1809 (em Portugal).
O padre fez questão de deixar registrado, de uma maneira peculiar, que Bento não poderia ser filho do falecido marido de Maria Rosa, a qual considerou de mulher “não honesta”, que traía seu marido Vicente da Silva e que logo após o falecimento deste ainda foi “visitada” pelo “cúmplice” (pai de Bento?).

A transcrição do registro é esta:
“Bento, filho de Maria Rosa, viúva que ficou de Vicente da Silva do lugar .... nasceu aos doze dias do mês de julho de mil oitocentos e nove e foi batizado solenemente aos dezesseis dias do dito mês. Não me atrevo a afirmar que o batizado seja filho de Vicente da Silva porquanto este parto excedeu muito as leis ordinárias da natureza, vi contando de dezessete de setembro de mil oitocentos e oito, dia em que o faleceu o sobredito até doze de julho de mil oitocentos e nove que foi o dia do parto e vim a fazer a conta de nove meses e vinte e cinco dias, ajuntando a isto três semanas pouco ou mais ou menos em que esteve gravemente enfermo tudo vem arrolar sem escrúpulo algum dez meses e meio e os doutores que escrevem sobre esta matéria benignamente ampliam o tempo dos partos em favor das mulheres honestas, circunstância que não se verifica na sobredita viúva MARIA ROSA, porquanto sendo casada foi por mim repreendida e juntamente o cúmplice e logo que ficou viúva foi culpada nas visitas, ambos fizeram um termo de confissão, se algum dia houver disputa sobre este parto aqui fica tudo exposto e declarado e vamos concluir.”
Imagem parcial do registro, pois como disse o padre “se algum dia houver disputa sobre o parto” melhor não se meter na contenda.

Nenhum comentário: