sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

ESCOLA ESTADUAL QUINTINO BOCAIUVA - SANTA CRUZ/RN - 100 ANOS DE HISTÓRIA

Em 1864 foi criada a primeira cadeira de instrução primária para o sexo masculino em Santa Cruz, sendo seu primeiro professor Francisco Gregório Alves.
Somente em 1882 é que foi instalada a cadeira para o sexo feminino com a professora Joana Evangelista de Morais Barros.
Merece destaque o professor Hermilo Fernandes de Lima que durante 15 anos (1874 a 1889) lecionou e, Santa Cruz.
No entanto, o primeiro grupo escolar, criado pelo decreto n° 26 de 7/12/1914, foi o GRUPO ESCOLAR QUINTINO BOCAYUVA, que começou suas atividades em 1915, completando em 2015 cem anos de pleno funcionamento.
Hoje, com o nome de Escola Estadual Quintino Bocaiuva (ensino fundamental) continua funcionando no mesmo prédio localizado na avenida Cosme Ferreira Marques 105 no Centro.
O número de alunos que teve durante este século de atividades é impreciso, mas, sem dúvida, ultrapassa a casa de 20 mil, e o de professores mais de 200 o que demonstra sua importância para a história da cidade de Santa Cruz/RN.
Apesar de ser uma instituição de ensino centenária, parece que pouco ou nada tem sido feito pelo poder público para preservar sua memória. Desconheço qualquer ação neste sentido, mesmo em relação ao prédio em que funciona que guarda traços arquitetônicos da primeira metade do século XX.


Nenhum comentário: