terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO - FILHA DE MANOEL JOZÉ PINTO

No testamento de MANOEL JOZÉ PINTO, datado de 1865, consta que tinha duas filhas com o mesmo nome, ou seja, MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO.
A primeira, casada com  JOÃO GOMES DOS SANTOS, encabeça a lista dos herdeiros, indicando ser a filha mais velha, fruto do casamento de MANOEL com sua primeira mulher ANNA JOAQUINA, nascida por volta de 1818.
E outra MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO, que é listada como sendo a de número 9 (dentre 14 herdeiros), logo após IGNÁCIO JOÃO PINTO, seu irmão que teria 18 anos na época ( nascido em 1846/1847). Então, por dedução, esta MARIA FRANCISCA, apesar de casada e já mãe, deveria ter 17 anos, nascida por volta 1848, já que não encontrei o registro correspondente de seu batismo e tampouco de seu casamento com FRANCISCO SEVERINO DE OLIVEIRA.
Nos livros paroquiais consta o batismo de MANOEL, filho de MARIA FRANCISCA DA CONCEIÇÃO E FRANCISCO SEVERINO DE OLIVEIRA, nascido no dia 12/10/1864 e batizado no dia 8/01/1865 em Bananeiras/PB. Sendo padrinhos JOSE PINTO DA SILVA (seu irmão) e sua mãe JOSEPHA MARIA DA CONCEIÇÃO.

imagem family search

Outro filho do casal foi CLAUDINO JOSÉ DE SOUZA, nascido por volta de 1870, que se casou em 14/02/1889 com FELISMINA MARIA DA CONCEIÇÃO (provavelmente sua prima de segundo grau), filha de MANOEL GOMES DOS SANTOS e  IDALINA BATISTA.

imagem family search


Considerando que as famílias eram numerosas é certo que MARIA FRANCISCA teve mais filhos, além de MANOEL e CLAUDINO (netos de MANOEL JOZÉ PINTO). Infelizmente, ainda não encontrei todos, até porquê, ao que tudo indica assumiram o sobrenome SOUZA, tal qual Claudino. 

Nenhum comentário: