sábado, 20 de fevereiro de 2016

MANOEL PEREIRA GOMES

Quando comecei a pesquisar as origens dos meus ancestrais resolvi dividir as famílias para facilitar o trabalho.
A primeira parte foi a de meus ancestrais franceses, ramo do meu avô materno Pierre Audebert, que resultou em um livro : A FAMÍLIA AUDEBERT, imigrantes franceses e seus descendentes brasileiros.
A segunda foi dos meus avós paternos, LUIZ SEVERIANO DA COSTA e IZABEL ALEXANDRINA BORGES, que resultou no livro  GENEALOGIA SERTANEJA:  Famílias Pinto e Oliveira do Brejo Paraibano e da Borborema Potiguar.
A terceira e última parte dos meus ancestrais portugueses (de minha avó materna ELVIRA PEREIRA GOMES) que também resultou em um livro que ainda não publiquei devido ao fato de que não esgotei as pesquisas da minha linha paterna.
Mas, como o tempo é por demais traiçoeiro, razão pela qual posso demorar mais tempo do que o previsto para disponibilizar o livro, resolvi postar algumas informações neste blog começando pelo patriarca da família PEREIRA GOMES  (de Três Rios/RJ).  

MANOEL PEREIRA GOMES, meu bisavô materno, nasceu no dia 6/8/1842 no lugar da Aldeia na Freguesia de Santa Eulália de Cabanelas (atual Concelho de Vila Verde, Braga, Portugal). Faleceu aos 73 anos em Alberto Torres/RJ (Brasil) no dia 14/03/1916.  Foi enterrado no cemitério de São José em Três Rios/RJ.
Foi fazendeiro em Paraíba do Sul/RJ. Deixou 11 filhos e 45 netos (estando seus descendentes já na sétima geração).


Manoel era filho de José Custódio Gomes de Carvalho (também conhecido como José Gomes) nascido por volta de 1807 e de Joaquina Pereira do Lago (20/06/1811).

Consta no seu registro de batismo: 
"Manoel, filho de José Custódio Gomes de Carvalho e de Joaquina Pereira do Lago, neto pela parte paterna de Manoel Gomes de Carvalho* e de Joana de Oliveira, e pela parte materna de Antonio Francisco Pereira e de Anna Pereira do Lago do  lugar da Aldeia desta freguesia de Santa Eulália de Cabanelas nasceu no dia seis do mês agosto de mil oitocentos e quarenta e dois e foi por mim solenemente batizado no dia sete do dito mês e ano a quem pus os santos óleos e foram padrinhos seu thio Jerônimo Pereira do Lago e madrinha Nossa Senhora do Rosário representada por Ana Fernandes, mulher de João Fernandes de Portuzelo, e para constar fiz este assento que assino com o padrinho Manoel José Gomes de Negreiros".
 * Aparece como MANOEL JOSÉ GOMES DE CARVALHO, irmão de CUSTÓDIO JOSÉ GOMES DE CARVALHO (morador da cidade de Braga). MANOEL GOMES DE CARVALHO E JOANA OLIVEIRA (meus tetravós) tiveram outros filhos como JOÃO  GOMES (nascido em 6/2/1801)/Maria (nascida em 7/3/1803) e CUSTÓDIO JOSÉ GOMES(nascido em 1/12/1808)  

Seus pais casaram-se  no dia 17 de junho de 1833, conforme registro abaixo

são irmãos conhecidos de MANOEL, filhos de JOSÉ CUSTÓDIO GOMES E DE JOAQUINA PEREIRA DO LAGO:
- JERÔNIMO PEREIRA GOMES
- TEREZA PEREIRA GOMES (nascida em 28/11/1847
- ROZA (nascida em 27/05/1845)
- ANTONIO PEREIRA GOMES (nascido em 28/08/1850. Imigrou para o Brasil, onde faleceu no dia 27/03/1911 em Três Rios/RJ).
- ANNA (nascida em 17/9/1852)
* o número de filhos pode chegar a 10

JOAQUINA PEREIRA DO LAGO nasceu no dia 20/06/1811,  era filha de ANTONIO FRANCISCO PEREIRA (DO LAGO) (nascido em 1776) e de ANNA LOPES.
Neta paterna de DOMINGOS FRANCISCO (nascido aproximadamente em 1740) e URCELA DOMINGUES PEREIRA  e neta materna de JOSÉ LOPES E ROSA FRANCISCA (do lugar das Eiras) 

JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, irmão de JOAQUINA PEREIRA DO LAGO, foi casado com DOMINGAS DA SILVA. O casal teve os seguintes filhos : ANNA (14/06/1853); MARIA  (2/02/1852) Joaquina (12/07/1850).

JOSÉ PEREIRA DO LAGO, outro irmão de Joaquina, nasceu em 22/9/1806.

O abade de Santa Maria de Sobreposta JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO era tio de JOAQUINA.

MANOEL PEREIRA GOMES casou-se no dia 6/9/1871 na Capela da Baronesa de Entre Rios (Capela de Nossa Senhora da Piedade de Três Rios/RJ - Brasil) com MARIA DAS MERCÊS BOTELHO DE MEDEIROS (minha bisavó), filha de JOAQUIM ANTONIO DE MEDEIROS e JACINTHA CANDIDA BOTELHO, natural da Vila da Lagoa, também de Santa Eulália de Cabanelas.


Nenhum comentário: