domingo, 11 de agosto de 2013

AURORA AUDEBERT

Era a quarta filha de Guillaume Audebert e Marie Favard. Nasceu no Brasil, em Valença (RJ), no dia 10/12/1899. Recebeu, como de costume na família, o mesmo nome da irmã falecida (AURORA), da qual pouco se sabe, apenas que teria nascido e morrido, criança ainda, no Brasil, sendo desconhecidos os locais onde tais fatos aconteceram.
Registro de nascimento de Aurora - onde se pode observar que os pais Casaram-se em Naillac (França) embora com grafia errada (Tavares ao invés de Favard). Fonte: arquivo pessoal 

Ao contrário de sua irmã, Aurora teve uma longa existência, marcada pela bondade que lhe era peculiar desde a infância, que passou na cidade de Três Rios (RJ).
Criança ativa e inteligente, fisicamente parecida com a mãe (Marie), de quem herdou os olhos azuis e a cor dos cabelos, logo despertou o interesse e carinho de MARIA DAS MERCÊS BOTELHO DE MEDEIROS (esposa de MANOEL PEREIRA GOMES, patrão dos pais de Aurora – GUILLAUME E MARIE).
Maria das Mercês adorava AURORA, e se apegou muito à menina, talvez em substituição ao carinho que tinha por sua filha MERCEDES, falecida em 1897 aos cindo anos de idade.
Não é certo o ano que sua mãe MARIE faleceu (aproximadamente 1911), ocasião que em que Aurora e seu pai GUILLAUME foram morar no Rio de Janeiro.
Seu pai Guillaume faleceu em  27/12/1912 (Rio de Janeiro/RJ).
Bem jovem Aurora foi trabalhar em uma fábrica de enfeites e miçangas para sapatos, localizada no centro do Rio, ocasião em que veio a conhecer DELPHIM MARQUES MENDES, português, filho de Bento Marques Mendes e Helena Roza Mendes, nascido em 27/05/1890.
Carteira de Trabalho de Aurora de 1935, constando já ser viúva e com os três filhos . Fonte: arquivo pessoal.

O namoro foi rápido e, mesmo contra vontade de seu irmão Pierre, Aurora e Delphim casaram-se no dia 27/11/1917, sendo testemunhas Antonio José de Figueiredo e Júlio Marques Mendes (irmão de Delphim).
O casal, durante os quatorze anos que durou o casamento, teve oito filhos: HELENA, NELSON, RUTH, DELPHIM, HAMILTON, HELOÍSA, REGINA CÉLIA e AURORA. Destes, apenas HELENA, HAMILTON E REGINA CÉLIA chegaram a idade adulta.
Delphim, Aurora, e os filhos: Helena, Hamilton e Regina Célia. Fonte: arquivo pessoal

Netos do casal: MARÍLIA HELENA, FRANKLIN, NÁDIA, HAMILTON JÚNIOR, RITA DE CÁSSIA E CÁSSIA MARIA.
Bisnetos: ALEXANDRE, MARIALVA, ANTONIO HENRIQUE, ELOYSA, REGINA, ALICE, LUCIANA, CAROLINA E ROSAMARIA.
Delphim amava caçadas e esportes, chegando a aser campeão de “tiro aos pombos”. Adorava motocicletas, chegando a possuir duas ao mesmo tempo. Faleceu em trágico acidente de motocicleta, por volta de 1933, ao atravessar uma linha de trem.

Aurora ficou viúva com 31 anos de idade e, com muito sacrifício e trabalho criou seus filhos. Era uma excelente costureira, além de fazer crochê e diversos trabalhos manuais. Faleceu no dia 4/12/1984, às vésperas de completar 85 anos 

Nenhum comentário: