domingo, 24 de agosto de 2014

ESTATÍSTICA DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA -1850

No "mapa estatístico da Província da Parahyba de 1850" consta que o sertão da província principiou a ser povoado por maior número de "pessoas brancas", sendo que a maior parte de terras são impróprias para a agricultura, sendo o restante fértil, principalmente nas serras e proximidades dos rios onde se plantavam cana, mandioca, arroz, fumo, algodão, inhame, abóbora, batatas e frutas como bananas, laranjas, melancias, melões e pinhas.
Consta que as madeiras encontradas na época eram o pau brasil, angico, pau ferro, jurema, aroeira, angelim, pau d'arco e baraúna.
As árvores frutíferas eram o cajueiro, coqueiro, goiabeira, pitombeira, mangueira, cajazeira, imbuzeiro, mangabeira e árvore da pinha.
Naquela época era comum encontrar no interior onça. lontra, raposa, macacos, preás, mocós, pombas de asa branca, papagaios, periquitos, tucanos, marrecos, sabiás, garças e gaviões.
Nos brejos plantavam algodão e fabricavam açúcar. 

Alguns lugares apontados no mapa:
MONTEMOR ou ALDEIA DA PREGUIÇA - Povoação pertencente a vila de Mamanguape. Tem a capela de Nossa Senhora dos Prazeres;
BANANEIRAS - Vila pela lei provincial de 1835. Situada a 35 léguas distante da Paraíba e 9 da cidade de Areia. Sua população livre é de 21.389 e dá 13 eleitores.
ALAGOA NOVA - Povoação pertencente ao município de Campina Grande. Seus habitantes cultivam o algodão.
CUITÉ - Povoação situada a 16 léguas ao norte da cidade de Areia. Matriz de Nossa Senhora das Merces. Já pertenceu à vila do Príncipe do Rio Grande do Norte, porém a Assembleia Geral por uma lei de 1840 a reuniu ao distrito da cidade de Areia. Presentemente pertence a Bananeiras 
CAMPINA GRANDE - Vila situada sobre uma colina da serra da Borborema a 30 léguas a sudoesta da capital. Tem dois açudes. População livre de 14.449 e dá 28 eleitores.
MAMANGUAPE - Vila na margem do mesmo rio. Sua população é de 12142 e dá 26 eleitores; Nas suas matas encontram-se madeiras para construção. Matriz de São Pedro e São Paulo.

****FONTE: O governista parahybano .

Nenhum comentário: