domingo, 24 de agosto de 2014

FAMÍLIA PEREIRA GOMES

FAMÍLIA PEREIRA GOMES
Hoje, abrindo espaço nesse blog, venho tratar um pouco mais dos meus ancestrais maternos, a família de minha avó materna ELVIRA, portugueses que se fixaram em Três Rios/RJ.

Abaixo, um pequeno resumo da família.
   
O patriarca da família - MANOEL PEREIRA GOMES - nasceu em 1844 em Santa Eulália - Portugal e faleceu em 14.03.1916 em Alberto Torres - RJ. Foi enterrado no cemitério São José em Três Rios, onde foi enterrado também seu irmão ANTONIO PEREIRA GOMES, falecido em 27.03.1911.
Passaporte de ANTONIO consta: 24 anos, solteiro. Natural de Cabanelas, Santa Eulália, VILA VERTE, Destino Rio de Janeiro, embarca em Lisboa. 08/10/1875 (nascido em 1851). 

Manoel e era filho de JOSÉ CUSTÓDIO GOMES (nascido em 1807) e de JOAQUINA PEREIRA DO LAGO (20/06/1811). Neto materno de ANTONIO FRANCISCO PEREIRA, nascido em 9/5/1776 e de ANNA PEREIRA DO LAGO, ricos comerciantes em Matosinhos - Portugal. 
Não é certo o ano em que MANOEL imigrou para o Brasil, estimando-se o ano de 1860.
Em 6/11/1871, casou-se com MARIA DAS MERCÊS BOTELHO DE MEDEIROS, nascida em 21/09/1856 em Vila da Lagoa, Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. Falecida no dia 2/9/1905, em Três Rios/RJ 
MARIA DAS MERCÊS era filha de JOAQUIM ANTONIO DE MEDEIROS e JACINTHA CÂNDIDA BOTELHO. Faleceu vitima de pneumonia.

O  casamento de MANOEL E MARIA DAS MERCÊS foi celebrado pelo padre Roque Monteline, na Capela Nossa Senhora da Piedade em Três Rios/RJ, sendo testemunhas Baltahazar Martins Portella e Antonio Botelho Mello (tio da noiva).
imagem: arquivo pessoal
O casal viveu na Fazenda Cantagalo e na Boa União. Em 1902, residiam na rua Viscondessa de Entre Rios. Em 1903, na Rua Martinho Campos, ambas em Três Rios.
Os filhos do casal:
1) ANTONIO PEREIRA GOMES SOBRINHO ( 25/09/1974).Casou-se aos 23/07/1904, no Rio de Janeiro, com Iracema Augusta Puga, filha de José Maria Puga e Maria do espírito Santos Puga.
Assinatura dos nubentes
imagem: arquivo pessoal

2) HENRIQUETA PEREIRA GOMES (16/05/1878). Casou-se em 14/02/1903, com Antonio Marques dos Reis (português), filho de José Joaquim Marques dos Reis e Beraldina Joaquina Dantas. O casamento foi celebrado na casa do pai da noiva (MANOEL PEREIRA GOMES), que residia na época na Rua Martinho Campos em Três Rios.

Assinaturas de membros da família no registro de casamento de Manoel Pereira Gomes Filho - Manoel Pereira Gomes, José Pereira Gomes (irmão), Antonio Pereira Gomes Sobrinho (irmão), Manoel Pereira Gomes (pai) e Elvira Pereira Gomes (irmã).
imagem family search

3) JOSÉ (06/03/11880)
4) MANOEL (11;02/1882).
5) ELVIRA (20/10/1883).  Foi Batizada no dia 24/02/1884, pelo padre Feliz de Alvarnega Salez, na Capela Nossa Senhora da Piedade.
Casou-se em em 29/02/1908, em Três Rios, com Pierre Audebert, filho de Guillaume Audebert e Marie Favard.

Casamento Religioso


imagem family search

 "aos vinte e nove de fevereiro de mil novecentos e oito na Capella de Entre-Rios desta freguesia observada as disposições do Concilio de Trento e Constituição do Bispado em minha presença e das testemunhas ANTONIO MARQUES DOS REIS (cunhado de Elvira casado com sua irmão Henriqueta) e JOSÉ PEREIRA GOMES (irmão de Elvira) por palavras de presente se receberão em matrimônio PEDRO AUDEBERT, filho legítimo de Guilherme Audebert e Marie Tavares Audebert, natural da França e ELVIRA PEREIRA GOMES, filha legítima de Manoel Pereira Gomes e Maria das Merces Pereira Gomes, já fallecida e natural desta freguesia e para constar mandei fazer este termo que assingno Vigario João Carvalho"

Assinatura dos nubentes. Pierre já assina como Pedro (havia "aportuguesado" o prenome).
imagem family search
O casamento civil foi realizado no mesmo dia. O mais interessante é que além da família PEREIRA GOMES, aparece o nomes de DOMINGOS PINTO DE RESENDE, cunhado de Pierre, marido de GABRIELLE (GABRIELA) AUDEBERT
agem family search
6) JOÃO (24/06/1885). Casou-se em 5/02/1910 com Elvira Pereira Lopes, filha de Antonio Pereira Lopes e Josephina Lopes, em Três Rios.
João foi duas vezes Operário Padrão Nacional - 1957 e 1965. Em 1965, completou 60 anos de trabalho na Empresa Brasileira de Energia Elétrica. Contava 80 anos e continuava trabalhando.
Assinaturas dos nubentes e da testemunha ANTONIO PEREIRA GOMES, tio da noiva. E de Elvira Pereira Gomes, sua irmã.
imagem family search
7) JERÔNIMO (?)
8) MARIA DAS MERCÊS. Aparece apenas como MARIA PEREIRA GOMES.   
9) ÁLVARO
10) JOSINO 
11)*** MERCEDES (falecida aos cinco anos de idade em 1897).

20 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber mais, minha familia paterna toda tem sobre nome Pereira gomes

isabel pinto disse...

A familia Pereira Gomes que me referi no post é do Rio de Janeiro, especificamente Três Rios e redondezas.

Unknown disse...

Família Pereira Gomes sou neta do Adelino Pereira Gomes,filha de Lazaro Pereira Gomes gostaria de manter contato com meus parentes Pereira Gomes
17- 98190-8388 entre em contato somos de Barretos SP

isabel pinto disse...

Existem muitas famílias PEREIRA GOMES. Brasil é muito grande. A gênese da minha eu informei no post, que tem origem em Braga (Portuga), por volta de 1830, sendo que dois integrantes vieram para o Brasil, dentre eles meu bisavô MANOEL PEREIRA GOMES, que teve 11 filhos e o irmão dele ANTONIO PEREIRA GOMES, que teve 5 filhos . Infelizmente, não conheço todos os netos, bisnetos de ambos. Então, a não ser que a pessoa tenha uma árvore genealógica para determinar se pertence mesmo a minha família, é impossível qualquer afirmação nesse sentido.

Unknown disse...

Tenho em minha arvore genealogica um antepassado com o mesmo nome que se casou Flausina Maria de São José. será o mesmo?

isabel pinto disse...

Não tenho conhecimento e nenhuma FLausina, que esteja ligada a esta linhagem que se fixou em Três Rios/RJ

Lúcia Pereira disse...

Isabel, conhecemos bem o tio João. Vou lhe enviar o edifício da antiga Empresa Brasileira de Energia Elétrica, em Niterói, que recebeu o nome dele. A família se estabeleceu em São Gonçalo, cidade vizinha de Niterói, onde moro.

Lúcia Pereira disse...

Havia enviado uma mensagem anterior, que não foi publicada: Meu nome é Lucia Pereira. Espero que vc esteja bem! Estamos reunidas com parte da família e tivemos uma grata surpresa ao acessar seu blog e constatar que somos ramos da mesma árvore genealógica! Nossas tias e mãe, ainda vivas, estão nos ajudando a reconstituir a genealogia. Estamos muito felizes! Queremos saber mais de vc e dos demais parentes! Abraço afetuoso.

Lúcia Pereira disse...

Informação importante para sua pesquisa: o tio João era irmão da minha bisavô, cujo nome era Joaquina das Mercês. Assim, tendemos a deduzir que essa irmã “Maria das Mercês”, citada, conforme seu blog, apenas como “Maria”, deve ser a Joaquina, para nós, “vovó Quininha”. Estamos pensando que pode ter havido confusão entre o nome dela e o de sua mãe, tendo em vista que ambas tinham “Mercês” como segundo nome.

Lúcia Pereira disse...

O tio Jerônimo, em cujo nome consta interrogação, só teve um filho. E elas desconfiam que a esposa se chamava Umbelina.

Lúcia Pereira disse...

O Antônio Pereira Gomes Sobrinho era pai Dalva, Paulo, “Cemica”, Ilka, Nadir e Mariquinha, pelo o que lembram. A Dalva e o Paulo eram os caçulas. Minha tia foi ao casamento da Ilka. Nadir casou-se e foi morar em Nova Iguaçu. Mariquinha confeitou o bolo do casamento da minha mãe e namorou o meu tio-avô José, irmão do meu avô Carlos, ambos filhos da “Joaquina das Mercês”, que era casada como o seu próprio tio, Antônio Pereira Gomes, irmão do “patriarca” Manuel.

Lúcia Pereira disse...

Tio João tinha filho chamado Nelson, que era militar, além de pelo menos mais 2 irmãos. Intimai do Nelson participou do governo do Geremias Fobtes.

Lúcia Pereira disse...

“Tio Zizico”, o Álvaro, era pai do Vivinho (também chamado Álvaro), Dulce (a mais velha) e Adjar.
José, Jair, Alede, Lourdes e Mozart eram filhos do tio “Juca”, que deve ser o José, tambem irmão da vovó Quininha.
A Dulce, filha do tio Zizico, casou-se com imprimo Mozart, filho do tio Juca. Casou-se, inclusive, com o vestido da prima Aurelina, neta da “vovó Quininha”, e, por serem primos bilaterais bilaterais, tiveram que pedir autorização ao Vaticano para contraírem matrimônio.

Lúcia Pereira disse...

Odília e Odete são irmãs, sobrinhas da vovó Quininha e da Elvira. Não sabemos o nome dos pais e se elas tinham outros irmãos.

Lúcia Pereira disse...

Os filhos da Joaquina das Mercês eram: Maria Amélia das Mercês Gomes Pereira (Lili), falecida em 1942; José Gomes Pereira (Nito) (1896-1987); Carlos Gomes Pereira (1898-1987) (Petito) e Antônio Gomes Pereira (Bilico), falecido aos 21 anos, em 21 de abril de 1925. O José manteve-se solteiro; a Maria Amélia das Mercês era casada com Ricardo Naveiro (espanhol). Seus filhos são: Hélio Pereira Naveiro, Luiza Pereira Naveiro, falecida aos 20 anos; Neuzo Pereira Naveiro e Nair Pereira Naveiro (solteira). Filhos do Hélio: Ricardo, Hélio e Domingos. Do Neuzo: Ana Luiza, José Eduardo e Maria Beatriz.

Lúcia Pereira disse...

Os filhos do Carlos são: Aurelina Pereira Gambôa; Antonio Carlos Esteves Pereira (falecido antes de um ano de
Idade); Ophelia Esteves Pereira (solteira), Paulo Esteves Pereira e Dalva Pereira Bravo. Aurelina não teve filhos. Filhos do Paulo: Carlos Gomes Pereira Neto e Ana Paula do Nascimento Pereira. Filhas da Dalva: Ieda Lucia Pereira Bravo, Rosamaria Pereira Bravo e Lucia Maria Pereira Bravo.

Lúcia Pereira disse...

Importante: A “Quininha” era casada com o tio Antônio. Não se sabe ao certo por quê inverteram o sobrenome, registrando os filhos como “Gomes Pereira” no lugar de “Pereira Gomes”. Prevalece a versão de que era para diferençar o nome do José, filho do casal, do tio José. Não sabemos no momento se o sobrenome da Joaquina manteve-se Pereira Gomes ou também sofreu inversão. Mas, talvez, a inversão possa se justificar por não desejarem manter o mesmo nome de solteira ou repetir o nome “Gomes”.

Lúcia Pereira disse...

* por que

Weverson Gomes disse...

Eu comecei a pesquisar sobre minha família e descobrir que meu avô tinha o nome: Antônio parreira Gomes e minha avó Hilda parreira pinto. Até aonde eu sei eles eram de minas gerais.

Lúcia Pereira disse...

Prezada Isabel, envio meu e-mail:
luciabravo770@gmail.com

Se possível, entre em contato.
Abraço afetuoso,
Lucia Pereira