domingo, 3 de agosto de 2014

ÍNDIOS SUCURUS

" Os índios sucurus eram da raça Cariry, grande nação indígena, que habitou o interior desta província e da do Ceará, dando o seu nome a duas regiões - Carirys Velhos e Carirys Novos.
Herckman, em sua interessante descripção geral da capitania da Parahyba, publicada pelo ilustrado Dr José Higino, diz que os Carirys habitavam esta capitania transversalmente à de Pernambuco; e que eram um povo robusto, de grande estatura, de cor atrigueirada e de cabelos pretos.
É certo, porém, que a região denominada Carirys Velhos, a que deram o nome, não é tão restrita; ocupa quase todo plateau da Borburema, atravessando a província de norte a sul.
A tribo Sucuru era sem dúvida uma das mais importantes da raça Cariry, o que é corroborado pelo seguinte facto.
Em 1718, o governador da Parahyba, Antonio Velho Coelho, a requerimento de Sebastião da Silva, capitão-mor dos Sucurus, concedeu-lhe a sesmaria de Boa Vista, nas extremas desta com a do Rio-Grande do Norte, pelo motivo de terem vindo os mesmos índios, por ordem de seu antecessor, a defender e reparar os assintes que davam os Tapuias bravos e levantados.
Se os índios Sucurus não fossem uma tribo numerosa e valente, não seriam chamados da distancia de 50 léguas para defender a nascente colonia portuguesa da Parahyba.
É ainda de crer que os Sucurus não dominassem somente todo o territorio banhado pelo rio do seu nome, mas também o adjacente que hoje forma o termo de Teixeira. Pelo menos é esta a oppinião do illustrado Sr. Conego Bernardo de Carvalho Andrade, fundada em uma tradição e uma lenda.
A tradição diz que os sucurus habitavam as sombrias matas nas imediações da villa do Teixeira, particularmente o lugar Poços, onde existe hoje o importante açude publico, construído durante a secca ded1877/78, tendo ahi sido encontrados, aliás diversos artefatos indígenas ..."
(extraído do Jornal Gazeta do Serão de 15  de março de 1889 - Irineo Jofilly)    

Sesmaria concedida em 21 de março de 1719, a Domingos Vieira Machado e Zacarias de Melo, que segundo a historiografia oficial teriam sidos os fundadores da cidade de Bananeiras/PB.
Na descrição da sesmaria encontra-se a referencia de que as "terras são nas testadas dos índios Sucurus na Serra da Cupaóba pelo riacho Cannafistula, duas legoas de comprido e uma de largo, buscando o nascente e outras duas de outra testada pela mesma aldeia dos Sucurús buscando a Muricituba e outras duas de largo, buscando tãobem o nascente e vem a contestarem e fazerem quatro na largura sempre pelas testadas da dita aldeia, cujas terras, supposto fossem dadas em algum tempo, estão  devolutas e por taes e estarem povoadas haveria quatro ou cinco meses."
Pelo requerimento vemos que os sesmeiros estariam ocupando as terras que eram dos Sucurus, que segundo eles, estariam devolutas.

Gazeta do Sertão 1890

Nenhum comentário: