sábado, 6 de setembro de 2014

FAMÍLIA OLIVEIRA LIMA

LUIZ CUSTÓDIO DE OLIVEIRA LIMA foi um dos subscritores do abaixo assinado que efetivou a criação da Paróquia de Nossa Senhora das Mercês em Cuité (PB), em 1801.
Seu pai CUSTÓDIO DE OLIVEIRA LIMA e, seu tio, FRANCISCO DE OLIVEIRA LIMA, foram um dos mais antigos proprietários de terras na região, onde possuíam fazendas de gado. 
Eram proprietários, também, de uma fazenda na Ribeira do Trairi, no que hoje é a cidade de Santa Cruz/RN.
Ambos pertenciam a família OLIVEIRA LIMA, uma das mais antigas e prósperas da época.
As ligações da família com GOIANINHA/RN resta estampada em muitos documentos paroquiais da freguesia de Mamanguape do século XVIII. Todavia, muita pesquisa há de ser feita a fim de recuperar os dados históricos em relação à mesma, bem como de sua importância na fundação das atuais cidades de Cuité/PB, Araruna/PB, Serra de São Bento/RN e Santa Cruz/RN.
Mas, uma prova importante já recuperada demonstra a presença de CUSTÓDIO DE OLIVEIRA LIMA em 1789, em Cuité. Trata-se do registro de casamento, realizado na Capela de Nossa Senhora das Mercês,  de Antonio Barboza de Albuquerque (natural de Goianinha) com Maria José do Espirito Santo (ex-escrava do defunto Miguel Pinheiro Teixeira), como demonstra a imagem abaixo. A idade estimada de Custódio na época era de 38 anos, ou seja, teria nascido por volta de 1751.
   imagem family search
Em 20/06/1796, em outro registro de casamento no lugar "São Domingo" (depois denominado MALHADA DE SÃO DOMINGO -hoje zona rural de Cuité/PB), aparece como "tenente" Custódio de Oliveira Lima.
 Continuação do registro
imagem family search
Registro de casamento de Francisco Rodrigues da Silva, natural da freguesia de Mamanguape, filho de Bonifácio Rodriguez com Antônia de Souza, filha de Alexandre Gomes da Silva, testemunhas TENENTE CUSTÓDIO DE OLIVEIRA LIMA e FRANCISCO DE OLIVEIRA LIMA.




4 comentários:

Unknown disse...

Pesquiso familia oliveira lima do ceara q foram pra São Paulo

isabel pinto disse...

Só tenho alguns dados relativos a família OLIVEIRA LIMA do RN e PB.

Unknown disse...

Procuro origens da minha familia oliveira que muitos dizem que eram do rio grande do norte ou do brejo paraibano, o nome do meu trisavô era Alexandre josé de oliveira e sua esposa Benedita maria de jesus ( ou conceição) e morreram aqui no ceará.

Ranieri Carlos Luz de Araújo disse...

Gostei da página, eu procuro os meus trisavós maternos chamados José Joaquim das Mercês Júnior e Luiza Câmara Lima de Souto, ambos nasceram na região de Cuité por volta de 1837 à 1840. Já encontrei o batistério de José Joaquim, mas falta o de Luiza. Obrigado
Qualquer informação
admranieri9@gmail.com