sábado, 27 de setembro de 2014

FILHOS DE MANOEL JOZÉ PINTO

MANOEL JOZÉ PINTO, meu pentavô, se casou duas vezes. 
Do primeiro casamento, com minha pentavó ANNA JOAQUINA, teve pelo menos menos 8 filhos: JOAQUIM JOSÉ PINTO (meu tetravô), JOSÉ PINTO, VIRGÍNIO GOMES PINTO, JOAQUINA PINTO, MANOEL JOSÉ PINTO, FRANCISCO JOSÉ PINTO, ANTONIO JOSÉ PINTO E MARIA PINTO.
Antonio, filho de Manoel Jozé Pinto e Anna Joaquina com quarenta e cinco dias de idade, foi baptizado pelo Reverendo Emídio do Rego Toscano Brito e lhe pós os santos óleos aos trinta de junho de mil oitocento e quarenta, sendo padrinhos Antonio Ribeiro de Oliveira e Anna Quitéria do que mandei fazer este assento que assino.”

“Aos trez de setembro de mil oitocentos e trinta e sete baptizei e pus os santos óleos ao parolo Francisco, de idade de dois meses, filho legítimo de Manoel José e Anna do Sacramento, brancos, moradores em Bacupari, forão padrinhos João Pereira, casado e sua filha Maria da Penha, solteira, do que para constar fiz este assento em que assino, Vigário José dos Santos.”

Destes, são desconhecidos descendentes de José, Joaquina, Francisco e Maria. Os demais deixaram descendência tanto na Paraíba como no Rio Grande do Norte.

Do segundo casamento, com JOSEPHA MARIA DA CONCEIÇÃO, foram  12 filhos
JOSÉ PINTO, o primogênito do casa, nasceu em 9 de outubro de 1942, em Bananeiras/PB. 
José, de dois meses, filho legitimo de MANOEL JOSÉ PINTO e JOSEFA MARIA DA CONCEIÇÃO, moradores do BACO PARI, sendo seus padrinhos Antonio Ribeiro de Oliveira e Anna Quitéria de Oliveira, batizado pelo padre Emigdio Rego, nesta matriz aos nove de outubro de mil oitocentos e quarenta e dois. Do que mandei fazer este termo por mim assegurado”. O vigário Francisco Antonio
 Dele pouco se sabia até pouco tempo. No entanto, revendo os registros paroquiais de Bananeiras, encontrei seu casamento em 3/02/1890.
Na verdade, ele aparece como JOSÉ PINTO DA SILVA, razão pela qual passou desapercebido o registro. 
Na imagem abaixo, temos que foram testemunhas de seu casamento seu irmão JOÃO SIMPLÍCIO DA SILVA PINTO, que é segundo filho do casal MANOEL e JOSEPHA, nascido em 7/7/1844, que se casou com Lodovina Maria da Conceição e teve 5 filhos, que assinavam também SILVA PINTO (Manoel, Antonio, Joaquim, Francisco e José).
No casamento de JOSÉ consta que ele tinha 47 anos (faria 48 anos em outubro). A noiva, JOANNA EULANA DO NASCIMENTO, tinha 26 anos e era filha de MANOEL IGNÁCIO VIEIRA E LUCIA MARIA DO CARMO.  Quanto aos filhos deste casal ainda são desconhecidos.

imagem family search

Os outros filhos do casal  MANOEL JOZÉ PINTO E JOSEPHA, além de JOSÉ e JOÃO são  
ANTONIA, IGNÁCIO, MARIA FRANCISCA, CATHARINA, ANTONIO JOSÉ PINTO, ISABEL PINTO, BERNADINA PINTO, JOANNA, MANOEL e ANNA.
“Antonia, filha de Manoel Jozé Pinto e Josefa Maria da Conceição desta freguezia sendo padrinhos Domingos Ribeiro de Souza e Maria de Jesus, sob minha licença baptizei e pus os Santos Óleos o Reverendo Emigdio do Rego Toscano Brito no oratório do Pau d’Arco aos vinte três de novembro de mil oito centos e quarenta e cinco, do que para constar mandei fazer este assento." 
 “Bernardina, parda, filha legítima de Manoel Jozé Pinto e de Josefa Maria da Conceição, moradores no Bacopari, desta freguezia, nasceo a dezenove de agosto de mil oitocentos e cinquenta e seis e foi baptizada solenemente por mim nesta matriz a doze de outubro do dito ano, foram padrinhos João José Teixeira e sua irmã Enedina Alexandrina Teixeira, solteiros”. 
“Manoel, de 2 mezes, filho legítimo de Manoel Jozé Pinto e Josepha Maria da Conceição, moradores no Bachopary, foi baptizado pelo reverendo Emigdio do Rego Toscano de Brito a 15 de agosto de 1858, p.p Domingos José Ferreira e Anna Joaquina do Carmo, do que fiz este termo.” 
“Anna, fia. Lig. De Manoel José Pinto e Josepha Ma. da Cão nasceo 10 de agosto e baptizei a 26 de 8bro de 1862, padrinhos p.p Capitão José Maria da Rocha e sua mulher Thereza Achiles do Rego, do que fiz constar este assento”.

 Deste filhos, ignoro descendência de IGNÁCIO, CATHARINA, ISABEL, JOANNA e ANNA, 
Encontrei também outro neto de MANOEL e JOSEPHA, trata-se de MANOEL SIMPLÍCIO DA SILVA PINTO, filho de ANTONIO JOSÉ PINTO e sua primeira esposa JOAQUINA MARIA, nascido em 1871, cujo casamento foi realizado em Bananeiras (15/11/1898).


Nenhum comentário: