sábado, 22 de dezembro de 2012

JOAQUIM JOSÉ PÍNTO E A MAÇONARIA

JOAQUIM JOSÉ PINTO era Capitão da Guarda Nacional e sua ligação com a maçonaria data de pelo menos 1874, como comprova o boletim do Grande Oriente do Brasil (1871 -1899), pag 186 (hemeroteca digital brasileira), onde é um dos peticionários da representação feita ao Presidente da Província do Rio Grande do Norte sobre as perseguições que a maçonaria sofria naquela província..
Joaquim, naquela época já havia se fixado no Rio Grande do Norte, juntamente seus filhos ANTONIO JUSTINO, EMÍGDIO JOSÉ, GABRIEL ELPÍDIO, os quais tenho índícios de que também eram da maçonaria, e residiam na cidade de Santa Cruz/RN.
Infelizmente, não consgui obter maiores informações sobre a maçonaria naquela cidade.

2 comentários:

Unknown disse...

BOM DIA, SOU ANDERSON PINTO ADÃO. DE FORTALEZA, MEUS FAMILIARES SÃO, ATÉ ONDE SEI, DO INTERIOR DO CEARÁ. TERIA ALGUMA LIGAÇÃO DE SEUS ARTIGOS DA FAMILIA PINTO COM A MINHA AQUI DE FORTALEZA? SE SIM, COMO POSSO TER ACESSO?
GRATO!!!

isabel pinto disse...

Anderson, fica difícil dizer se existe ou não alguma ligação uma vez que não sei quais os seus ascendentes (avós, bisavós, etc). Verifique na árvore genealógica da minha família que está no blog. Caso reconheça algum nome então poderei analisar uma ligação.
Boa sorte!