segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

SANTA CRUZ/RN - Origem da povoação 1814

Conforme escrevi no Cap. VIII - do livo Genealogia Sertaneja: Famílias PINTO E OLIVEIRA, do Brejo Paraibano e da Borborema Potiguar, a origem da cidade de Santa Cruz não deve ter sido diferente de muitas outras cidades do Rio Grande do Norte.
Inicialmente, um simples curral (cercado do pau-a-pique) onde o gado era criado. De curral para fazenda não deve ter demorado muito. E, com o passar do tempo surge um pequeno arraial.
De arraial para povoação, e de povoação para vila e, finalmente cidade.
A fazenda já existia por volta de de 1801. O arraial, com certeza, por volta de 1813.
Muitos são os registros paroquiais existentes em Caicó, onde ao que tudo indica, pertencia o arraial.
Um registro, muito interessante, é o batismo de MARIA (09/10/1814), filha
 ".... legítima de José Gomes de Oliveira Júnior *** e de Isabel Maria, moradores em Santa Cruz desta freguezia, nasceo a vinte do mêz de setembro de mil oito centos e quatorze e foi baptizada por mim nesta Matriz e lhe puz os santos óleos aos nove de outubro do dito anno, foram padrinhos José Joaquim de Sant Anna*** e sua mulher Ana Dornelles de.... (ilegível) e par constar foi o prezente assento que  assigno. Vig´rio Francisco de Brito Guerra"
*** Acredito ser parente próximo de Francisca Gomes de Oliveira, minha pentavó FRANCISCA GOMES DE OLIVEIRA, nascida aproximadamente entre 1800 a 1805,  havendo indícios de que nasceu em Santa Cruz.

*** José Joaquim de Santa Anna, com certeza da mesma família que José Gomes de Santana, um dos peticionários da criação da freguesia de Cuité em 1801,onde há menção da existência de habitantes na fazenda de caiçara da ribeira do trairi, que acredito ter dado origem á cidade de Santa Cruz, e também de Joaquim José de Santana, que faleceu em Santa Cruz em 1844 (livro de óbitos de Cuité).

O registro é este (imagem do site family search)
Consta ainda o nascimento de outra filha do casal CLAUDINA, em 2/5/1815, e o nome da mãe como ANA DORNELES DE BITANCÔR

Nos livros paroquias de Caicó do mesmo ano (1815) encontramos menção das capelas de JARDIM DAS PIRANHAS, ACARI e CURRAIS NOVOS.
Sobre Currais Novos, só para exemplificar o registro abaixo
extraido site family search

Nenhum comentário: