domingo, 21 de junho de 2015

MANOEL JUSTINO DE OLIVEIRA GALVÃO

MANOEL JUSTINO DE OLIVEIRA GALVÃO é um dos subscritores do abaixo assinado, para a elevação à categoria de Matriz a capela de Santa Rita ereta na povoação de Santa Cruz/RN, de 1835.

Ele teria na época cerca de 30 anos. Possuía fazenda de gado em Santa Cruz e foi um grande articulador político local. Foi casado com Sofia Genuína Brazileira Galvão. Consta que ele era natural da Freguesia de Goianinha/RN, mas a informação não foi confirmada. Todavia, é certo que o mesmo era descendente de Cipriano Lopes Galvão, antigo povoador do Seridó.

Dos filhos de Manoel Justino, temos MARIA EMÍLIA DE OLIVEIRA GALVÃO, que se casou, em 20/11/1861, com MANOEL ALVES DE OLIVEIRA, filho de outro do mesmo nome MANOEL ALVES DE OLIVEIRA e CUSTÓDIA JOAQUINA DO SACRAMENTO, em Santa Cruz/RN. Constando que o nubente era natural de São José do Mipibu e a nubente de Goianinha. Ambos eram da mesma família.


imagem arquivo pessoal

O casal teve vários filhos, mas pelo menos 4 não sobreviveram. Um desses filhos, foi Adelina que faleceu em 1873.  MARIA EMÍLIA faleceu pouco tempo depois de tuberculose.

imagem arquivo pessoal
A irmã de MANOEL ALVES DE OLIVEIRA, MARIA JOSÉ DE JESUS, casou-se com ELISÊO CANUTO LOPES DA SILVA, natural de Angicos, filho de Antonio da Silva Bastos e Joana Esmeraldina da Silva, em 25/02/1861. Note-se que uma das testemunhas do casamento foi JOSÉ FERREIRA DA ROCHA, irmão de Estevão José da Rocha – o Barão de Araruna (vide postagem no blog).


imagem arquivo pessoal

 MANOEL ALVES DE OLIVEIRA aparece como testemunha de alguns casamentos, já como tenente da Guarda Nacional, denotando que ele tinha muito poder político em Santa Cruz, na década de 60 do século XIX. Por óbvio, já havia acumulado riqueza.


imagem arquivo pessoal
Casamento de João Tavares de Oliveira e Perpétua Maria de Oliveira, ele filho de José Tavares da Silva e Joana Quitéria da Conceição, natural da Freguesia de São José do Mipibu e ela filha de Agostinho Francisco de Oliveira e Joana Francisca de Oliveira,  natural de Santa Cruz ( 07/02/1867). Testemunha Tenente MANOEL ALVES D'OLIVEIRA.

Nenhum comentário: