domingo, 7 de junho de 2015

FAMÍLIAS: OLIVEIRA E LIMA - SANTA CRUZ/RN

A história registra que desde 1637 a região da Borborema Potiguar já era frequentada pelo “homem branco”.
Chegava-se ao local onde hoje está assentada a cidade de Santa Cruz partindo do litoral, mais precisamente do Engenho Cunhaú, que segundo Câmara Cascudo, foi construído pelos filhos de Jerônimo de Albuquerque na sesmaria que este recebeu em 2/05/1604.
O engenho estava localizado na várzea do rio Cunhaú, nos limites do que é hoje Canguaretama, e foi vendido em 1637 a Joris Garstman Van Were, holandês, que fez incursões pelo sertão adentro através de um caminho que mais tarde ficou conhecido com o seu nome.
Rouloux Baro (Rodolfo Baro), que morava em uma aldeia a cinco ou seis léguas da casa de Garstman, usou o mesmo caminho que nada mais era do que seguir o curso do rio Traíri até sua nascente.
Todavia, só depois do fim da ocupação holandesa é que os súditos da coroa portuguesa se interessaram na ocupação efetiva das terras recém-descobertas.
A partir da primeira metade do século XVIII, por volta de 1740, alguns criadores de gado já se aventuravam no local.
Registre-se que 1754, Felix Ferreira da Silva, recebeu sesmaria nas cabeceiras do Inharé, na Ribeira do Trairi, local que ficou conhecido como “ALÍVIO”, antiga localidade do município de Santa Cruz, parcialmente inundada em 1937, com o represamento do rio (açude do Inharé).
Pelos antigos livros paroquiais de Goianinha, especialmente o de óbitos de 1817/1852, o de casamentos de 1823/1855, bem como o de óbitos de Santa Cruz de 1859/1884, percebemos que muitos dos nomes que subscreveram o abaixo assinado pedindo a criação da freguesia de Santa Cruz residiam há muito tempo no local. Portanto, foram os primeiros povoadores que, infelizmente, restaram “esquecidos” ao longo do tempo.
Destaco que alguns sobrenomes aparecem com bastante frequência nos registros paroquiais. São eles: OLIVEIRA, LIMA, SOUZA e COSTA. Todos vinculados às minhas famílias ancestrais.
Em especial aos OLIVEIRA (OLIVEIRA LIMA, OLIVEIRA GALVÃO, SOUZA DE OLIVEIRA), representados por:
JOSÉ DE SOUZA OLIVEIRA
THOMAZ DE OLIVEIRA
THOMAZ DE OLIVEIRA JÚNIOR (filho de Thomaz de Oliveira)
MANOEL JUSTINO DE OLIVEIRA GALVÃO (casado com Sofia Genuína Brazileira Galvão e pai de Manoel Alves de Oliveira).
PORCIANO JOSÉ DE OLIVEIRA
ANTONIO DE OLIVEIRA SARAIVA
LEOPOLDO JOSÉ DE OLIVEIRA

FAMÍLIA LIMA
LUIZ DE SOUZA LIMA
JOAQUIM FRANCISCO DE LIMA
VICENTE ANTUNES DE LIMA e seus irmãos INÁCIO ANTUNES DE LIMA e ANDRE ANTUNES DE LIMA
MANOEL MENDES DE LIMA
JOÃO GRILATINO DE LIMA






Nenhum comentário: