sábado, 31 de maio de 2014

DOMINGOS RIBEIRO DE SOUZA e MARIA FRANCISCA DOS SANTOS - 1812

Recentemente, encontrei o registro de casamento de meu hexavô DOMINGOS RIBEIRO DE SOUZA com MARIA FRANCISCA DOS SANTOS, realizado em 1812.
Para minha surpresa, Domingos aparece como viúvo da falecida THEREZA DE LOPEZ.
Assim, ao contrário do que acreditava, minha hexavó não poderia ser MARIA FRANCISCA,  e sim THEREZA LOPES.
Convém ressaltar que JOSEFA MARIA DA CONCEIÇÃO, segunda esposa de meu pentavô MANOEL JOZÉ PINTO, era filha de DOMINGOS e de MARIA, o  que me levou ao erro por acreditar que ela seria irmã de ANTONIO DE SOUZA SANTOS, tanto por parte de mãe como por parte de pai, o que agora restou confirmado que não era, já que filhos de mães diferentes.    
Eis o registro:

imagem family search

Aos seis de fevereiro de mil oito centos e doze na capella de Bananeiras o Padre Francisco Rodriguez de licença do Reverendo Miglione São João Agostinho aos nubentes DOMINGOS RIBEIRO DE SOUZA, viúvo que ficou da falecida THEREZA DE LOPEZ com MARIA DA CONCEIÇÃO,filha legítima de JOZÉ IGNÁCIO DE BARROZ e sua mulher ANA QUITÉRIA.   Testemunhas: João Efigênio e Ana da Fonseca Sales.
Reconhecido o erro agora resta maiores pesquisas sobre a família de minha hexavò THEREZA, que pelo sobrenome deve estar ligada à família LOPES DE MENDONÇA, uma das mais antigas de Bananeiras.
  


3 comentários:

Lopes / SP disse...

Olá meu avô se chamava Sebastião anselmo Lopes nascido original em 1910, morreu aos 100 anos em 2009 - filho único criado apenas pela mãe e os avôs, tinha muitos tios. Casou se com Emília de paulino e mudaram se para o rio grande do norte e perdeu contato com a família.

Thaysy Lopes disse...

Você encontrou algum Joaquim Lopes?

isabel pinto disse...

Essa minha ancestral deve ter nascido por volta de 1795. Não tenho maiores informações da família dela