sábado, 24 de maio de 2014

CASAMENTOS EM BANANEIRAS/PB 1836-1840

20/01/1836 -  ANTONIO, do gentio de Angola e JOSEFA MARIA, criola, escravos de José Ferreira da Rocha (ROXA), morador no Sítio Farias.

11/01/1837 - NUNO MAGALHÃES DE MENEZES, viúvo de Ana Ferreira Luteria e MARIA THEREZA CANDIDA, filha de Domingos José Duarte, falecido e Antonia Correia Francisca, natural de Mangoape, moradores desta Vila. *** segundo LUIZ PINTO, este seria português e dono de uma farmácia em Bananeiras.Embora não tenha encontrado nenhum documento que confirmasse tal informação, o registro acima confirma a proximidade dele com a família de FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA PINTO, já que MARIA THEREZA CANDIDA era prima de CARLOTA MARIA, esposa de Francisco ou Chico Gago.

18/10/1836 -JOAQUIM PEDRO SARAIVA e MANOELA MARIQUITA DAS NEVES, ele filho de Anastácio de Oliveira Saraiva e Rita de Jesus, natural da freguesia de Santa Cruz, ela filha de Antonio Joaquim e Maria Tereza, moradores em Boa Vista.

28/09/1836 - MANOEL FRANCISCO DE SOUZA, viúvo de Antônia Maria de Jesus, e ESMERIA MARIA DO NASCIMENTO, filha de José Pinto de Queiroz e Maria Joaquina da Conceição, moradores no Bacupari.

22/11/1836 - JANUÁRIO, escravo de Francisco Pereira Lima e MARIA DAS DORES, filha de Carlos Correia Jardim e Maria Francisca, moradores no Calabouço. Testemunhas José Bento de Araújo Lima e Joaquim Carlos de Almeida.

20/11/1836 - PEDRO GOMES DE OLIVEIRA, filho de José Gomes de Oliveira e RITA MARIA, filha de Gonçalo Pereira da Silva e Maria Madalena.

31/10/1836 - ANTONIO FELIZ DE ARAÚJO  e JOSEFA MARIA, ele filho de Simião Barbosa e Maria José, ela filha de Vicente de Barros e Clemencia Maria da conceição, o nubente natural da freguesia da Paraíba e a nubente da freguesia de Caicó, moradores nos Pilões.

26/11/1836 - FELIPE SANTIAGO DA CRUZ e JOAQUINA MARIA FRANCISCA, ele filho de João da Cruz e Anna Maria e ela filha de Serafim Veloso e Francisca Maria, moradores no sítio Buraco. *** O sobrenome  composto SANTIAGO DA CRUZ parece indicar a freguesia homônima do distrito de Braga, em Portugal, sendo um indício de que foi uma homenagem aquela por parte dos pais prováveis portugueses.  

26/11/1836 - BERNARDO JOSÉ BISPO e RITA MARIA, ele filho de Manoel de Olanda Pinto e Ignácia Maria da Conceição e ela filha de Francisco Dias de Araújo e Euzébia Maria da Conceição, moradores no Maciel.

29/01/1837 - JOSÉ, do gentio de Angola e Maria, criola, escravos de JOSÉ FERREIRA DA ROCHA (ROXA), morador no Sítio Farias. *** segundo consta JOSÉ FERREIRA DA ROCHA seria irmão de Estevão José da Rocha, o Barão de Araruna

01/02/1837 - JOÃO   PEDRO DOMINGOS e MARIA DO ESPÍRITO SANTO, ele filho natural de Maria Pereira, já falecida e ela filha de Manoel Fructuoso da Silva e Maria da Conceição. Testemunhas: Nuno Magalhães de Menezes e Manoel José Correia.

12/02/1837 - MANOEL LOPES DAS NEVES, viúvo de Maria do Livramento e CONSTANCIA MARIA DE JESUS, filho de Pedro Gomes de Oliveira e Thereza Maria de Jesus, moradores no Jatobá. 

3/2/1837 - ANTONIO JOAQUIM DE SOUZA e JOSEFA MARIA DE SANTANA, ele filho de Filipe Pinto de Mello, já falecido e Rosa Maria, moradores na Villa.


Nenhum comentário: