sábado, 28 de maio de 2016

POVOS INDÍGENAS - CULTURAS DIFERENTES

Atualmente sabemos que os povos indígenas que habitavam o Brasil em 1500, ano considerado como o do descobrimento pelos portugueses, descendiam de populações que aqui se instalaram há dezenas de milhares de anos e ocuparam praticamente toda a extensão territorial que tem hoje o país.
Ao longo do tempo essas populações desenvolveram hábitos, fazeres, tradições e línguas diferentes, ou seja, se transformaram em diferentes culturas. Assim, é um erro se falar de “cultura indígena”, sendo o certo “culturas indígenas”.
Mas, pouco ou quase nada sabemos de muitas dessas culturas, pois o estudo da história desses povos é relegado em nosso país, denunciando assim o pouco caso que nós fazemos dos nossos ancestrais.
Digo nossos ancestrais no sentido de que a maioria dos brasileiros tem ascendência indígena, a qual contribuiu com os aspectos de suas culturas para a formação do que hoje se chama Brasil, país de muitos contrastes.
Mas, sem adentrar muito nesta seara, existe uma unidade em todas as sociedades indígenas que diz respeito a propriedade. De uma forma geral tais povos não têm noção do que seja propriedade privada da terra, embora reconheçam a posse de um território a partir do uso que fazem dele.
Uma posse coletiva em que as famílias podem utilizar igualmente todos os recursos existentes no território. Um socialismo primitivo que permitiu durante muito tempo a sobrevivência daquelas populações e, ainda preservada por poucos dos seus descendentes isolados em reservas indígenas.



Nenhum comentário: