domingo, 1 de dezembro de 2013

OS 'SILVA PINTO' DESCENDENTES DE MANOEL JOZÉ PINTO

Conforme comprovam os registros paroquiais de Mamanguape e Bananeiras (séculos XVIII e XIX) os casamentos endogâmicos nas famílias PINTO E OLIVEIRA são frequentes, o que as tornam, na verdade, em uma única família.
Primos casados com primos, muitas das vezes uma irmã se torna concunhada de outra, já que ambas se casaram com outros dois irmãos que eram seus primos.
Como os casais tinham muitos filhos, e, os prenomes eram praticamente os mesmos, a dificuldade é muito grande em localizar o membro e sua descendência.
Um João era casado com uma Maria, que por sua vez era irmã de outro João casado com outra Maria, todos primos entre si. Saber quem era quem muitas das vezes se transforma em um verdadeiro quebra-cabeças.
Muitas incógnitas ficam sem resposta, até ser encontrado um documento que esclarece a dúvida.
É o caso de José, filho de MANOEL JOZÉ PINTO (meu pentavô) com sua segunda esposa JOSEFA MARIA DA CONCEIÇÃO. 
José nasceu em 9/10/1942, no Sítio BACOPARI em Bananeiras/PB. E, dele até agora não havia encontrado maiores informções.
Mas, revendo meus documentos encontrei uma anotação sobre outro filho do casal (Manoel e Josefa) JOÃO SIMPLÍCIO DA SILVA PINTO, nascido em 8/7/1844, que se casou com LODOVINA MARIA DA CONCEIÇÃO. Esse casal deixou muitos descendentes em Bananeiras e região, através de seus filhos MANOEL, ANTONIO, JOAQUIM, FRANCISCO E JOSÉ, que como o pai também assinavam o sobrenome SILVA PINTO.
Até agora não encontrei nenhuma explicação plausível para o sobrenome SILVA, embora ele apareça em alguns descendentes de MANOEL JOZÉ PINTO.
No caso de JOÃO SIMPLÍCIO também não encontrei nada que justificasse. Uma vez que o sobrenome do pai era apenas PINTO, e mãe, JOSEFA, era filha de DOMINGOS RIBEIRO DE SOUZA E MARIA FRANCISCA DOS SANTOS (vida postagem no blog sobre a família SOUZA).
Para tornar mais enigmática a “charada” todos os indícios sempre apontaram que FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA PINTO, o CHICO GAGO (vide outra postagem 'A FAMÍLIA PINTO DE BANANEIRAS"), era parente próximo de MANOEL JOZÉ PINTO.
Os filhos de CHICO GAGO assumiram o sobrenome composto SILVA PINTO. 
Além de JOÃO SIMPLÍCIO, encontrei a prova de que outro filho de MANOEL também tinha o mesmo sobrenome.
É JOSÉ, que aparece como JOSÉ DA SILVA PINTO, conforme comprova o registro de seu casamento em 3/2/1890, com JOANNA EULANA DO NASCIMENTO.
Ele tinha 47 anos e a noiva 26.
Imagem family search


Nenhum comentário: