sábado, 9 de novembro de 2013

CURRAL DE CIMA - PB



CURRAL DE CIMA- PB

Sabe-se que o nome do município paraibano origina-se da atividade pecuária desenvolvida no local. No entanto, existe controvérsia quanto aos primeiros colonizadores que ali se fixaram.

Nunca é demais lembrar que os currais foram criados a partir da proibição estatal da criação do gado solto devido ao prejuízo que causavam as lavouras.
No início do século XVIII, na Paraíba, a pecuária era desenvolvida em áreas de tabuleiros, que não eram consideradas aptas ao plantio da cana de açúcar. 

Os currais não só serviam para a população local, mas também de pousada para o gado em trânsito, que era transportado vivo do Rio Grande do Norte para Pernambuco, através dos caminhos das boiadas, chegando a jornada diária de aproximadamente 4 léguas, sendo necessário lugar para o recolhimento e descanso do gado entre as jornadas diárias.

Existiam também locais para matança de animais, chamados também de currais, quase sempre afastados das povoações, que mais tarde adquiriram o nome de matadouros. Em determinada época, já no século inicio do XIX, a coroa portuguesa permitiu, através de regulamentos, a matança de animais segundo o “método judaico”, e quase sempre em local afastado do matador público. Tal local era denominado de curral de cima.

Todavia, considerando os antigos registros paroquiais é certo que no caso de CURRAL DE CIMA o local foi utilizado apenas para guarda de animais e não matadouro, muito menos pelo método judaico. 

Muitos desses currais, não só na Paraíba como em todo o Nordeste, foram embriões de futuras cidades, outros desapareceram e deles não se tem notícias.
O certo é que a localidade foi um antigo curral. Posteriormente, por volta de 1780, ali se instalou um engenho com um oratório cujo orago era São Miguel.

imagem family search

1786 -"Thomaz, de idade de dezoito diaz escravo do Ajudante Miguel Angelo da Sylva morador desta freguezia foi baptizado no Oratório do Engenho Curral de Sima, filial desta Matriz, pelo padre Antonio Alvarez Delgado, de minha licença lhe poz os santos oleos ao douze de novembro de mil setecentos e oitenta e seis, forão padrinhos José da Sylva e Josefa da Sylva, solteiros todos desta freguezia de que fiz este termo e naquele assino".


De Antonio  - 1786
imagem: family search


Ao que tudo indica o engenho funcionou, pelo menos até 1818, já que é mencionado neste registro do Batizado de Miguel - Escravo adulto
"Aos deiz dias de janeiro do anno de mil oito centos e dezoito de licença minha no Oratório de São Miguel do Ingenho do Curral de Cima, filial desta Matriz o Reverendo  Vigário de Monte Mor José Antonio Lima baptizou solenemmente e após logo lhe pôs os santos oleos a Miguel adulto do Gentio de Angol, escravo do Capitão Joaquim de Sant'Anna desta freguezia; forão padrinhos Antonio e Izabel, escravos do Sargento Mor Domingos José de Carvalho, do que para constar fiz este termo que asigno."

imagem: family search

 

Nenhum comentário: