sexta-feira, 8 de novembro de 2013

VIAGEM A MAMANGUAPE - 1805 (LUIZ DA MOTA FEO)



VIAGEM A MAMANGUAPE 
(Extraído do livro Memórias, contendo a Biographia do Vice Almirante Luiz da Motta Feo e Torres* -  por J. C. Feo Cardozo de Castello Branco e Torres – 1825, Pariz,  Fantin Livreiro, 1825).

No dia 22 de fevereiro de 1805, pelas 4 horas da tarde, sahi da cidade da Paraíba, com os Officiais das minhas Ordens. Passamos a váo do Rio Paraíba, que nesta occazião o permettia, paramos no Engenho do Meio, e fomos dormir em Gargaú, caminhamos 9 legoas, entre taboleiros de terrenos cultivados, vadeamos os Rios de Meriri e de Mamangoape, e entramos às 8 da manhã, na Povoação deste nome, onde achamos já reunidos o Povo, e ao principal gente dos seus destrictos.

Está a Capitania de Mamangoape, situada a borda do Mar, onde tem dois portos, com boa entrada e ancoradoro, para toda a quantidade de navios e outro na Barra do rio Mamangoape (que lhe dá o nome) para embarcações pequenas, como barcos, sumacas, etc, que por elle sobem, até duas légoas da Povoação do seu nome.

Tem esta Capitania, 30 legoas de extensão para o seu interior e 12 de largura na costa. Comprehende duas villas, huma povoação maior, e outras pequenas em diversos Destrictos a saber, Camaratuba, Brejo da Area, Serra da Raiz, Bruxava  e Bananeiras; as villas são, São Miguel da Bahia da Traição, e Montemor, ambas povoadas de índios, e cada huma com sua freguezia, e a povoação maior he Mamanguape.”

Luiz da Motta Feo foi governador da Paraíba e fez várias viagens ao interior da capitania recolhendo donativos dos homens mais ricos para a coroa portuguesa. Em 1825, João Carlos Feo, seu filho, manda imprimir em Paris um livro contendo a biografia do pai. O livro, que é rico em relatos, proporciona uma visão da situação da capitania na época através das anotações das viagens do governador.

Nenhum comentário: