sexta-feira, 4 de outubro de 2013

O PATRIARCA DA FAMÍLIA BORGES DE BANANEIRAS/PB

FRANCISCO PINHEIRO BORGES, nascido aproximadamente em 1781, em Lisboa (PORTUGAL), deu origem à família BORGES de Bananeiras/PB. Ele chegou ao Brasil por volta de 1823, já casado com MARIA JOANNA DO CARMO, acompanhado de três filhos, sendo que no Brasil a prole aumentou, atingindo o número de 12 filhos.

O filho mais velho do casal - homônimo do pai – se casou em 16/10/1843, na casa de Martiniano José Pinheiro Borges (seu tio paterno – também português) no sítio Marzagão (onde funcionava um engenho), com FRANCISCA MARIA DO NASCIMENTO, filha de Dionísio Duarte e Joaquina Maria. As testemunhas foram JOAQUIM JOZÉ TEIXEIRA e NUNO DE MAGALHÃES MENEZES, conforme comprova o registro abaixo - com escrita bastante danificada pelo tempo.

imagem: family search

Um comentário:

Manoel disse...

FRANCISCO PINHEIRO BORGES e FRANCISCA MARIA DO NASCIMENTO:
Casados em 16 de outubro de 1843 no Engenho Marzagão em casa do português Martiniano José Pinheiro Borges em Bananeiras - PB
Ele, filho de Francisco Pinheiro Borges, natural de Setubal, nascido aos 21 de outubro de 1791 e falecido aos 25 de maio de 1839 com 47 anos de idade em Portugal, e de Maria Jerônima do Carmo, neto paterno Manoel Pinheiro Borges, natural da Freguesia de São João da Vila de Alhandra, Vila Franca de Xira, e de Jesuína Paula de Assunção, casados aos 04 de dezembro de 1776 em Setubal, Bisneto Paterno (Pela parte do Avô) de Sebastião Pinheiro e de Joaquina Tereza, e Bisneto Paterno (Pela parte da Avó) de Pedro Esteves e de Brígida Simoa.
Ela, filha de Dionízio Duarte dos Santos e de Joaquina Maria do Nascimento.