segunda-feira, 7 de junho de 2021

MINHA ASCENDÊNCIA ATE MANUEL AFONSO PAVÃO

 

! -  MANUEL AFONSO PAVÃO, o Velho, , veio de Portugal já casado para a Ilha de São Miguel nos Açores, Segundo Rodrigo Rodrigues , “ no tempo do 5.º capitão donatário, Rui Gonçalves da Câmara (Vide Frutuoso, Livro IV, Cap.º XXIX). Foi morador primeiramente em Água de Pau.” Casou com Isabel Manuel, citada pelo genealogista micaelense Padre Belchior Manuel, que diz que a mulher deste Manuel Afonso Pavão fora ISABEL MANUEL. Foram os primeiros povoadores da Vila de Agua de Pau, em São Miguel e tiveram

2 - JOÃO MANOEL RODRIGUES PAVÃO, também conhecido como João Manuel Pavão, que também se chamou João Manuel de Vasconcelos (Vide Frutuoso, Livro IV, Caps. XXIX e CX),se CASOU INÊS DE OLIVEIRA DE VASCONCELOS, tiveram

3 - GUIOMAR DE OLIVEIRA, a quem Frutuoso chama também Isabel de Oliveira Vasconcelos (Vide Frutuoso, Livro IV, Cap.º CX)   se casou com na Bretanha, Ilha de São Miguel Nos Açores com o capitão SEBASTIÃO AFONSO DE SOUSA LEDO (filho de Afonso Ledo e de mãe desconhecida)  tiveram

4 - FILIPA DE VASCONCELOS , nascida aproximadamente em 1550, segundo Rodrigo Rodrigues era moradora nos Mosteiros com o marido, onde ambos venderam uma terra nos Ginetes por escritura de 30.9.1607 ( Fructuoso Liv.º IV, Cap.º CX § 3.º onde diz ser já casada e com filhos). Casou com PEDRO DE TEVE DE MESAS, capitão dos Mosteiros , tiveram:

5 - CLARA DE TEVE DE VASCONCELOS, moradora nos Mosteiros. Casou com ANDRÉ GONÇALVES tiveram:

6 -  MANUEL DE TEVE, casou em S. José de Ponta Delgada a 4.3.1651 com ANA CABRAL Tiveram

7 -       TERESA CABRAL, casou em S. José de Ponta Delgada a 16.11.1681 com JOÃO DA COSTA, filho de Manuel da Costa e Bárbara Garcia, da freguesia de S. José de Ponta Delgada.Tiveram:

8 - AGUEDA CABRAL OU DOS SANTOS, casou em S. José de Ponta Delgada a 5.4.1706 com MATIAS DE SOUSA, filho de Sebastião de Sousa a Ana de Andrade, da freguesia de S. Pedro de Ponta Delgada.

Tiveram:

1-       Josefa da Conceição, natural da freguesia de S. Pedro de Ponta Delgada e aí casou a 8.3.1734 com Lourenço Borges (Cap.º 146.º § 1.º N.º 10).

2 -        José de Sousa, c. em S. Pedro de Ponta Delgada a 6.1.1749 com Francisca Rosa, filha de Paulo Vieira e Ana da Silva.

3 -        Agostinha Francisca, natural de S. Pedro desta cidade e casou em S. José de Ponta Delgada a 28.4.1751 com Miguel Tavares do Rego, filho de José Velho e Maria Tavares do Rego

Josefa e Lourenco tiveram

9 - BARBARA FRANCISCA nascida em 3/12/1741 em São pedro de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores. Casada com ANTONIO JOSÉ TORRES, tiveram

10 - FRANCISCO BERNARDO casado com Laureana Joaquina,  triveram

11 -  ANTONIO JACINTO BORGES Casado a 27 de Novembro de 1809 ANA JACINTA DE JESUS, nascida a 6 de Outubro de 1792, São Pedro de Ponta Delgada, Ilha de São Miguel tiveram :

12 -  JOAQUIM ANTONIO DE MEDEIROS, nascido a 14 de junho de 1827, Rosário da Lagoa, Ilha de São Miguel, faleceu a 15 de julho de 1913, Três Rios/ RJ/ BRASIL, Casado com JACINTHA CÂNDIDA BOTELHO, nascida a 26 de julho de 1838, São Roque do Rosto de Cão/São Miguel... tiveram:

 13-   MARIA DAS MERCÊS BOTELHO DE MEDEIROS, nascida a 21 de setembro de 1856, Lagoa, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel, Açores, falecida em 1905, Três Rios/RJ – Brasil. Casada com MANOEL PEREIRA GOMES, nascido a 6 de agosto de 1842, Santa Eulália, Cabanelas, Vila Verde, Braga, Portugal, tiveram:

14.  ELVIRA PEREIRA GOMES, nascida a 20 de outubro de 1883, Três Rios, Rio de Janeiro, Brasil, batizada a 24 de fevereiro de 1884, TRES RIOS/ RJ/ BRASIL. Casada com Pierre AUDEBERT, nascido a 23 de Setembro de 1879, Les Charreaux, Dordogne, França, falecido a 26 de Novembro de 1944, Rio de Janeiro/RJ . tiveram:

15.  DAGMAR PEREIRA GOMES AUDEBERT (minha mãe)

 

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Isabel gostaria muito de falar com você por e-mail ou telefone sobre essa sua pesquisa. Como faço ? Por favor entra em contato comigo phpaulohenriquern@gmail.com

Unknown disse...

Estou buscando informações sobre minha avó Perciliana Pavão ,sei quase nada sobre de onde veio quem era ,quero encontrar por que sou quem sou ,ficaria muito agradecida se conseguir conhecer alguma coisa.