domingo, 10 de janeiro de 2021

OS CRISTÃOS NOVOS CAMILA FERNANDES e DOMINGOS GONÇALVES (O ‘PINTA DIABOS”) PARTE I

OS CRISTÃOS NOVOS CAMILA FERNANDES e DOMINGOS GONÇALVES (O ‘PINTA DIABOS”) 

PARTE I


Em janeiro de 2019, fiz uma postagem sobre os PEREIRA DO LAGO (ascendentes e descendentes brasileiros), ocasião em que apontei a origem judaica Sefardita dos mesmos. E, nessa postagem vou acrescentar alguns dados que acredito serem valiosos para a história de nossa família.

Começando por ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO, que foi batizado a 25 de outubro de 1629, era filho de MANUEL PEREIRA DO LAGO e de PLÁCIDA FRAGOSO PEREIRA, se casou em Santa Maria da Vila do Prado, aproximadamente em 1645, com MARIA ANDRADE VELOSO, filha de BRANCA CARDOSO DA SILVA e do Capitão GREGÓRIO CARDOSO CERQUEIRA, neta materna dos cristãos novos CAMILA FERNANDES e de DOMINGOS GONÇALVES (o “Pinta Diabos”), o que é confirmado, por Luís de Bivar Guerra, em “Um caderno de Cristão Novos de Barcelos”.

Nele Bivar fez uma transcrição e análise de um caderno apensado à uma habilitação familiar do Tribunal do Santo Ofício a que se submeteu Álvaro Barbosa Escobar Lopes de Barros (arquivada na Torre do Tombo), onde reproduz a genealogia das famílias cristãs novas de Barcelos, encabeçada pelos genearcas.

No título 14, que fala da “DA RICA”, temos que Amador Fernandes Furtado, mercador em Guimarães, era cristão novo e sobrinho da RICA e da mulher de DOMINGOS GONÇALVES “o Pinta Diabos”.

 


 Na nota número 18 (abaixo) temos que Amador Fernandes Furtado, era filho de Jorge Fernandes Furtado e Catarina Alvarez.

 

Consultando Gayo, temos a informação de que AMADOR FERNANDES FURTADO, pai de Silvestre Furtado que era cristão novo, era filho de JORGE FERNANDES FURTADO e de CATARINA ALVARES, também eram cristãos-novos, sendo certo que CAMILA FERNANDES era tia de AMADOR, e, portanto, cristã nova. Fato esse que Gayo, no Nobiliário de Famílias de Portugal, pág., 295, fala que CAMILA FERNANDES DE ANDRADE, é avó de MARIA DE ANDRADE, casada com ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO.

Há também uma habilitação familiar do Santo Ofício (maço 10, documento 113 de 1715) de que Alexandre Pereira do lago, sargento Mor em Vila do Prado, filho de Martinho Teixeira da Silva, neto materno de ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO, da Vila do Prado, e Maria de Andrade Veloso, filha de Gregório Veloso Cerqueira e Branca Cardoso da Silva, de São Veríssimo, Tamel, Termo da Vila do Prado. Outro documento que confirma a origem de Branca como filha de CAMILA FERNANDES.

Na habilitação do padre FELIX DE ARAÚJO PEREIRA DO LAGO (14/06/1672), tio de ALEXANDRE e também de JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, era filho de Maria de Andrade,  neto de Branca  Cardoso e bisneto de CAMILA FERNANDES, consta ter ele afirmado que por parte de mãe tinha cristão novo, referente a sua bisavó, embora ele tenha tentando esconder essa origem já que os judeus, cristãos novos, mouros eram perseguidos na época e não podiam pertencer aos quadros da Igreja, que só admitiam aqueles "puros de sangue".

Na habilitação de JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, que está disponível on line no Family search - Processo de Habilitação Braga/Vila Verde/Cabanelas - Pasta 21855, 1754) ele diz ser cristão velho, sem judeu, mouros ou cristão novo. Todavia, isso não era verdade, mas se justifica por conta da perseguição que era tão grande em Portugal, que em alguns lugares como Barcelos e Guimarães esconder a origem judaica familiar (de ventre materno) era fundamental para a própria sobrevivência. Jerônimo diz ser neto paterno de Francisco Lopes e sua mulher Maria Pires e pela paterna de Felix Pereira do Lago (Abade) e Maria Francisca.

Também no processo de Inquirição de Genere de ADRIANO DE AZEVEDO, de 1691, consta ser filho de Gabriel de Azevedo e de sua mulher HIERÔNIMA DE ANDRADE VELOSO, natural da freguesia de São Veríssimo de Tamel e filha legítima de Gregório Veloso e sua mulher BRANCA CARDOSO, esta filha de CAMILA FERNANDES. O impedimento procedeu da via materna do então embargante e de sua bisavó CAMILA FERNADES e de DOMINGOS GONÇALVES (por se dizer que Hieronima e Branca eram sobrinhas das judias chamadas Ricas).

Essa é origem judaica sefardita da família PEREIRA DO LAGO ( também os descendentes  Pereira Gomes no Brasil) que vem do casal CAMILA FERNANDES e seu marido DOMINGOS GONÇALVES, o Pinta Diabos, que viveram em Barcelos/Portugal, que teriam  nascido por volta de 1550/1560.

 

Nenhum comentário: