domingo, 19 de julho de 2020

ASCENDENTES DA ILHA DE SANTA MARIA AÇORES


ASCENDENTES DA ILHA DE SANTA MARIA
Até bem pouco tempo desconhecia esses meus troncos familiares ligados à Ilha de Santa Maria, Açores, Portugal.
Isso só foi possível graças a uma prima distante, Helena Borges, açoriana, também apaixonada por genealogia, a quem agradeço muito por compartilhar e ajudar a resgatar a memória de nossos ancestrais.
A Ilha de Santa Maria é uma das 9 ilhas do arquipélago dos Açores, região autônoma de Portugal situada no Oceano Atlântico.



Está localizada 100 Km ao sul da Ilha de São Miguel e quase 600 Km da Ilha das Flores.
Atribui-se a Frei Gonçalves Velho ser o primitivo morador da Ilha. A colonização começou por volta de 1439 com a chegada de portugueses, mouros, judeus e flamengos.
Dentre os primitivos povoadores estão Gonçalo Anes, Nuno e Pedro Velho, Estevão Lopes e Mestre Antônio Catalão, pai de Genes Curvelo e Francisco Curvelo Catalão), do qual descendo via Manuel Curvelo da Costa.
Chamo a atenção que tenho, geneticamente provado através de testes de ancestralidade, uma forte herança genética espanhola a que atribuo aos meus ancestrais açorianos, especificamente aqueles que viveram em Santa Maria.
Mas, essa é outra discussão que não cabe aqui.
Continuando com a história da Ilha de Santa Maria é bom lembrar que já por volta das primeiras décadas do século XVI a ilha contava com 3 freguesias: Nossa Senhora da Assunção da Vila do Porto (ligada a todos meus ancestrais de lá), Santa Bárbara e Santo Espírito.


PRIMEIRA GERAÇÃO
 CATARINA FERNANDES, nasceu por volta de 1490. Desconhecido o nome do marido. Pertencia a família FERNANDES como sua irmã Isabel Fernandes. O sobrenome Fernandes me faz lembrar sempre de outra ancestral CAMILA FERNANDES que viveu em Barcelos de família de cristãos novos (vide postagem PEREIRA DO LAGO)

SEGUNDA GERAÇÃO
MARIA FERNANDES REIMOA, nascida por volta de 1518 em Santa Maria, filha de Catarina Fernandes. Se casou com ESTEVÃO ROQUE DA COSTA por volta de 1534.

TERCEIRA GERAÇÃO
SIMOA DA COSTA, filha de Maria Fernandes Reimoa e Estevão Roque da Costa nasceu por volta de 1540, casada com BELCHIOR MARTINS, que Segundo Rodrigo Rodrigues, foi proprietário das vinhas de São Lourenço

QUARTA GERAÇÃO
JERÓNIMA DA COSTA, filha de Simoa da Costa e Belchior Martins, nasceu por volta de 1561 e se casou com Manuel Curvelo Velho, sapateiro em Vila do Porto, foi proprietário por sua mulher das referidas vinhas de São Lourenço (Segundo Frutuoso Liv.º III Cap.º VIII § I).
Manuel Curvelo Velho era filho de Simão Curvelo e neto de Genes ou Genor Curvelo, filho do mestre Antonio Catalão, um dos primeiros povoadores da ilha.
  
QUINTA GERAÇÃO
MANUEL CURVELO DA COSTA, filho de Jerônima da Costa e de Manuel Curvelho Velho, almoxarife e homem muito rico, nascido por volta de 1590 casado com ISABEL DIAS, filha de Andre Faleiro e Catarina Borges EM 31.12.1614 (Assunção, Vila do Porto)






SEXTA GERAÇÃO
MANUEL BORGES, nascido por volta de 1616, na Vila do Porto, Santa Maria, filho de Manuel Curvelo da Costa e Isabel Dias,  casou em 30/12/1636, MARIA GARCIA, filha de Manuel Garcia e Angela Velho, neta paterna de António Garcia e Antónia Martins, e materna de Pedro Jorge e Beatriz (Isabel? ) Gonçalves.



SÉTIMA GERAÇÃO
MARIA BORGES DE BRAGA, nascida por volta de 1650, filha de Manuel Borges e Maria Garcia, que casou em Vila do Porto a 17.10.1666 com BALTAZAR PERINHO, filho de Francisco Nunes e Úrsula Carneiro.



OITAVA GERAÇÃO
LOURENÇO BORGES PERINHO, filho de Maria Borges Braga e Baltazar Perinho, nascido por volta 1682, escrivão, que casou em Vila do Porto a 6.8.1710 com ANA DA CONCEIÇÃO, filha de Domingos da Costa e Ana de Fontes.


NONA GERAÇÃO
LOURENCO PERINHO BORGES, filho de Lourenço Borges Perinho e Ana da Conceição, natural de Vila do Porto , casou em São Pedro de Ponta Delgada a 8.3.1734 com Josefa da Conceição.



DÉCIMA GERAÇÃO
BÁRBARA FRANCISCA,  filha de Lourenço Perinho Borges e Josepha da Conceição nasceu em 3/12/1741 (Assunção , Vila do Porto, Ilha de Santa Maria), Casou-se em 3/12/1758, com ANTONIO JOSÉ DE TORRES de São Pedro, Ponta Delgada, Ilha de São Miguel (filho de Manoel de Torres e de Sebastiana Francisca)  







DÉCIMA PRIMEIRA GERAÇÃO
FRANCISCO BERNARDO (TORRES), filho de Bárbara Francisca e Antonio José Torres, nasceu em São Sebastião em 28/09/1759. Casou-se com Laureana Joaquina em São Pedro em 14/01/1781.





DÉCIMA SEGUNDA GERAÇÃO
ANTONIO JACINTO BORGES, filho de Francisco Bernardo e Laureana Joaquina, nasceu no dia 4 de julho de 1787, em São Pedro de Ponta Delgada. Casou-se com Ana Jacinta de Jesus em 6/10/1792.



DECIMA TERCEIRA GERAÇÃO
JOAQUIM ANTONIO DE MEDEIROS, filho de Antonio Jacinto Borges e Ana Jacinta de Jesus, nasceu no dia 14 de junho de 1827 e se casou no dia 19 de julho de 1852 em São Roque do Rosto do Cão com Jacintha Cândida Botelho.


DÉCIMA QUARTA GERAÇÃO
MARIA DAS MERCÊS BOTELHO DE MEDEIROS, filh de Joaquim Antonio de Medeiros e Jacintha Cândia Botelho  nasceu na Vila da Lagoa em 21/09/1856. Imigrou para o Brasil onde se casou com o português MANOEL PEREIRA GOMES no dia 6/11/1871 em Três Rios/RJ (Brasil)



DÉCIMA QUINTA GERAÇÃO
ELVIRA PEREIRA GOMES, filha dos portugueses Maria das Merces Botelho e Medeiros e Manoel Pereira Gomes, nasceu em 20/10/1883 em Três Rios/RJ. Casou-se com o francês PIERRE AUDEBERT, filho de Guillaume Audebert e Maria Favard.

DÉCIMA SEXTA GERAÇÃO
DAGMAR PEREIRA GOMES AUDEBERT, nasceu no Rio de Janeiro a 10/03/1917 e faleceu em Brasilia/Df em 18/12/2004.

DÉCIMA SÉTIMA GERAÇÃO
ISABEL DE OLIVEIRA PINTO (eu)


No Brasil, aão conhecidas mais quatro gerações adiante (VINTE GERAÇÕES)


Um comentário:

Dousseau disse...

Que maravilha! Há paciência e determinação! Parabéns!