sábado, 25 de julho de 2020

ANTONIO PEREIRA GOMES (1850-1911)

ANTONIO PEREIRA GOMES
Não saiba muito sobre este meu tio bisavô materno, até ser consultada sobre ele por uma historiadora e genealogista (acerca de um sino que foi doação dele e de outro para a capela anexa do Hospital de Clinicas Nossa Senhora da Conceição).
Já faz algum tempo que queria postar algo a seu respeito, mas o tempo passou sem que o tivesse feito.
ANTONIO PEREIRA GOMES, filho de José Custódio Gomes que aparece como Joaquim Gomes de Carvalho e de Joaquina Pereira do Lago (vide postagem) , nasceu em  Santa Eulália de Cabanelas (Vila Verde ) Portugal em 28/08/1850, conforme registro abaixo.


Chegou ao Brasil a bordo do navio Tagus em 31/12/1883. Aqui encontrou seu irmão MANOEL PEREIRA GOMES (meu bisavô materno já estabelecido desde 1869 na região de Três Rios/RJ - Paraiba do Sul, Areal e Alberto Torres).

Casou-se com JOAQUINA DAS MERCÊS PEREIRA GOMES, sua sobrinha, filha de seu irmão Manoel pereira Gomes e de Maria das Mercês Botelho de Medeiros ( Pereira Gomes)

 continuação



  
Aos vinte e sete de julho do anno de nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil oitocentos e oitenta e nove nesta freguesia de São Pedro e de São Paulo de Parahyba do sul, província do rio de Janeiro na povoação de Entre Rios  casa da residência de Manoel Pereira Gomes, onde eu escrivão abaixo nomeado fui, vindo perante mim compareceu ANTONIO PEREIRA COMES, vinte nove anos de idade, natural de Portugal, negociante, filho legítimo de Jose Gomes de Carvalho e de Dona Joaquina Pereira do Lago, e de DONA JOAQUINA DAS MERCÊS PEREIRA, dezessete anos de idade, filha de Manoel Pereira Gomes re Dona Maria das Mercês Pereira, exibindo declaração do reverendo  Padre José Nunes Cardozo de Rezende, disseram que hoje as oito hora da tarde na capela da Fazenda Boa União  desta freguesia, sendo celebrante o referido padre Rezende, precedente da licença do Vigário desta parochia Conego Ignacio Feliz de Alvarenga Salez e dispensa de parentesco receberão em matrimonio e segundo o costume do Império

Na ocasião do casamento com sua sobrinha, Antonio não tinha 29 anos e sim 39. Uma diferença de idade de 22 anos entre os dois cônjuges. 
O casamento foi realizado na Capela da fazenda Boa União, que era de propriedade de Claudina Pereira de Carvalho, a Condessa de Rio Novo.
Antonio ascendeu socialmente rapidamente, na mesma medida que acumulou fortuna negociando café, cavalos, e produzindo aguardente em suas fazendas.
O casal  teve filhos, entre os quais JOSÉ PEREIRA GOMES, MARIA AMÉLIA PEREIRA GOMES (casou-se com Ricardo Naveiro em 1915), CARLOS GOMES PEREIRA (Se casou com Aurora Paschoal Esteves em 1922), ANTONIO GOMES PEREIRA. Não sei se existem outros.
Antonio faleceu n o dia 27/07/1911 vítima de acidente de trem, conforme foi amplamente noticiado nos jornais da época.

fonte jornal AREALENSE




fonte jornal AREALENSE

Vale ressaltar que ANTONIO PEREIRA GOMES teve um sobrinho e cunhado chamado ANTONIO PEREIRA GOMES (SOBRINHO) 

Um comentário:

Lúcia Pereira disse...

Oi, Isabel! Espero que vc esteja bem! Só agora vi está postagem. Ontem (hoje de madrugada), enviei muitas mensagens para você. Mas seguimos em contato. Estou por aqui. Meu e-mail: luciabravo770@gmail.com Abraço fraterno.