Não se sabe com certeza quando nossos indígenas começaram a fazer roças (capoeiras) e, nem a partir de quando utilizavam em sua alimentação os frutos que colhiam.
O fato é que há um padrão nas sociedades indígenas, pois diversas plantas representavam substancial fonte alimentar, sendo que inúmeras espécies vegetais, objeto de coleta por parte dos índios, foram adotadas pelos colonizadores europeus, que passaram a cultivá-las e que hoje representam um papel relevante na economia mundial.
Podemos citar, como exemplo, o caju, a castanha do pará, o guaraná e a mandioca.
Algumas árvores frutíferas bem conhecidas são: araçá, abio, araticum, bacuri, cajá, caju, cupuaçu, goiaba, guabiroba, guavira, guarajá, ingá, jambo, jabuticaba, jenipapo, jatobá, jurubeba, maracujá, mangaba, macajá, murici, pitomba, pitanga, pequi, piquiá, taperabá, sapucaia, umbu, umari e uvilha.
Algumas palmeiras destacam-se como a bocaiuva, buriti, açaí, inajá, tucum e babaçu que forneciam o fruto, o palmito, a castanha (da qual faziam azeite para comer, para repelir insetos, para a cobertura das ocas, fazer cestos e esteiras com as fibras.
Da mata os índios extraiam seus remédios como a copaíba, usada para curar feridas e para os rins. A ipecacuanha usada contra a diarreia e a quinina um poderoso antimalárico.
Muitas espécies da flora eram usadas como corantes naturais como o jenipapo e o urucu.
Nordeste, os frutos indígenas brasileiros foram incorporados na alimentação dos primeiros colonos como a mangaba, que pode frutificar o ano todo, e além da fruta seu caule libera um látex quando ferido que se solidifica em contato com o ar. O caju, que além da polpa, tem uma castanha muito saborosa.
Mas, nada supera o uso da mandioca, que é a principal planta herdada dos indígenas.
O cultivo da mandioca representa várias vantagens, já que não é suscetível a pragas, cresce em todo solo tropical, produz raízes cerca de 6 a 8 meses depois de plantada e da mandioca se faz farinha e muitos outros alimentos.
.
Um comentário:
Oi, recentemente descobri meu avô de sobrenome Candido descende de italiano e viveu ai na região do Brejo, Bananeiras...
Postar um comentário