terça-feira, 8 de janeiro de 2019

FAMÍLIA PEREIRA DO LAGO ( PORTUGAL e BRASIL)

OS PEREIRA DO LAGO
Existem muitas pesquisas sobre a origem desta família portuguesa, mas tudo aponta que tudo começou na freguesia do Lago.
Manuel de Souza  da Silva (Nobiliário das Gerações entre Douro e Minho), dá a mesma versão do Felgueiras Gaio (Nobiliário de família de Portugal) de que a família "PEREIRA DO LAGO" descende dos PEREIRA, por varonia, através de um Gomes Gonçalves, que seria neto de Gonçalves Rodrigues Pereira
Mas, a origem me parece nebulosa. Não tenho fonte documental que comprove. Muitos declinam gerações e gerações até o século XI. Mas, sem nenhuma fonte confiável. Por isso, acho temerário seguir qualquer uma das pesquisas feitas anteriores ao século XV.
Daí para a atualidade é possível através de fontes primárias (documentais) provar  os fatos e acontecimentos ligados aos membros da família.

O mais antigo membro da família, com documentos comprobatórios, trata-se de JOÃO GOMES DO LAGO, filho de Diogo Gomes Froes e Senhorinha Anes do Lago, que foi o senhor da Torre do Lago.

 I -João Gomes do Lago se casou com Beatriz de Azevedo (que aparece também como Beatriz de Araújo, ou Brites de Azevedo) sobrenome de seu pai Fernão Affonso de Araújo, pertencente à nobreza).
Esse sobrenome ARAÚJO aparece em alguns membros da família mesmo depois de 150 anos, mas não sei se realmente está ligado a esse ramo. 
Casou-se , pela segunda vez com GERMINIEZA PEREIRA DE ARAÚJO (mesmo sobrenome que me chama atenção pelo numero de descendentes que o carregam). (Fonte: GAYO)
Não sei qual a relação de parentesco entre Beatriz e Germinieza.

II- O casal JOÃO GOMES (Ou Pereira) DO LAGO e Germinieza Pereira de Araújo teve 10 filhos, entres os quais ALDONÇA PEREIRA DO LAGO, que teve um filho chamado GASPAR PEREIRA DO LAGO (nascimento aproximado em 1565), mas não existe nenhum documento que aponte o nome do pai, que para mim continua como desconhecido. Há indícios de que o outro filho de Aldonça se chamava Sebastião Pereira do Lago, mas não fiz pesquisas a esse respeito e , portanto, nada posso dizer.

Gaspar aparece como "bastardo" (Gayo  XII, costados 3 e 4 , referência aos Pestanas e Peçanhas de Lourinhão). Já Sebastião aparece como filho de ALDONÇA Pereira sem constar se era bastardo ou não.
Inicialmente, também não quis postar esse dado, por não ter certeza, mas como é indicio espero que os interessados venham a pesquisar.
Da mesma forma, encontrei um Gaspar Pereira do Lago (está no manuscrito memorial dos Ministros), dito como ermitão, de família nobre, natural da Vila de Viana e Ministro de grande reputação e desembargador da Casa de Suplicação,  que teria fingindo ser o rei Don Sebastião . Ele teria  sido o cabeça de um levante contra Lisboa, liderando mais de 400 homens. Descoberto, foi sentenciado a "galez" (galés) e confessou nãos er o rei Dom Sebastião e nem queria ser...
Estou postando a história, por achar interessante, mas nem sei se trata-se do mesmo, embora o Gaspar Pereira do Lago, meu ancestral, tenha sido mesmo Desembargador da Casa de Suplicação e vivido na mesma época.

III - GASPAR PEREIRA DO LAGO, se casa com BRITES DE ARAÚJO (mais uma vez o ARAÚJO) dentre os filhos conhecidos tiveram

IV - ANTONIO PEREIRA DO LAGO se casou com Margarida Rabelo, e o casal Margarida Rabelo e também
V -MANOEL PEREIRA DO LAGO, faleceu em 16/10/1678, Prado,foi casado com PLÁCIDA FRAGOSO, filha de Luiz Fragoso de Leça (Lessa) e Isabel Pereira, dentre os filhos do casal temos
6 -ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO, casado que foi com MARIA DE AZEVEDO VELOSO (MARIA DE ANDRADE CARDOSO), filha de Gregório Veloso e Branca Cardoso, neta materna de Domingos Fernandes e Camila Fernandes.

ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO , cuja origem é da freguesia de São Martin do Lago, e de Maria Andrade, cuja origem é Barcelos, tiveram os seguintes filhos:
1) Marianna, batizada em 15/9/1645 (descendentes brasileiros)
2) Manoel, batizado em 26/12/1649
3) Felíx, batizado em 21/01/1649 (descendentes brasileiros). também conhecido como Félix de Araújo, Felix Araújo Pereira do Lago ou só Felix Pereira do Lago, que , posteriormente, foi abade.
4) Vicente . batizado em 28/1/1651 (descendentes brasileiros) 
5) Calisto Pereira, batizado em 19/07/1655, que foi ouvidor e cavaleiro da Ordem de São Tiago na Vila do Prado
6) Antonio, que não tenho a data de nascimento, mas sim do seu casamento realizado apenas  em 27/07/1716, com Maria Pereira, filha de Domingos Fernandes e Maria Pereira. Casamento que foi feito sem denunciações, por especial decreto do sr. dr  Rodrigo Moura Teles na Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso.  Esse DOMINGOS FERNANDES era cristão novo, segundo consta parente da Camila Fernandes  .
Necessário esclarecer que a esposa de ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO, MARIA DE ANDRADE (Ou Veloso de Andrade)na freguesia de São Veríssimo, tamel, Vila do Prado, filha legítima de Gregório Veloso e de Branca Cardoso, sendo neta materna de DOMINGOS GONÇALVES PINTO (ou denominado PINTA DIABOS) e de CAMILA FERNANDES, família de cristãos novos de Barcelos,  o que é confirmado, parcialmente, por Luis de Bivar Guerra, no caderno de Cristão Novos de Barcelos, onde  afirma que Amador Fernandes Furtado, cristão novo,  era sobrinho de Camila Fernandes

Há uma habilitação familiar do Santo Ofício (maço 10, documento 113 de 1715) de que Alexandre Pereira do lago, sargento Mor em Vila do Prado , filho de Martinho Teixeira da Silva, neto materno de ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO, da Vila do Prado, e Maria de Andrade Veloso, filha de Gregório Veloso Cerqueira e Branca Cardoso da Silva, de São Veríssimo, Tamel, Termo da Vila do Prado. Outro documento que confirma a origem de Branca , como filha de Camila Fernandes.

Na habilitação do padre FELIX DE ARAÚJO PEREIRA DO LAGO (14/06/1672)tio de ALEXANDRE e também de JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, era filho de Maria de Andrade,  neto de Branca  Cardoso e bisneto de Camila Fernandes, consta ter ele afirmado que por parte de mãe tinha cristão novo, referente a sua bisavó, embora ele tenha tentando esconder essa origem já que os judeus, cristãos novos, mouros eram perseguidos na época e não podiam pertencer aos quadros da Igreja, que só admitiam aqueles "puros de sangue".

Na habilitação de JERÔNIMO PEREIRA DO LAGO, que está disponível on line no family search - Processo de Habilitação Braga/Vila Verde/Cabanelas - Pasta 21855, 1754) ele diz ser cristão velho, sem judeu, mouros ou cristão novo.
Isso se justifica por conta da perseguição que era tão grande em Portugal, que em alguns lugares como Barcelos e Guimarães esconder a origem judaica familiar (de ventre materno) era fundamental para a própria sobrevivência.
Jerônimo diz ser neto paterno de Francisco Lopes e sua mulher maria Pires e pela paterna de Felix Pereira do Lago (Abade) e Maria Francisca

Essa é origem judaica da família PEREIRA DO LAGO que vem de CAMILA FERNANDES e de DOMINGOS GONÇALVES CARDOSO, que viveu em Barcelos/Portugal, que teria nascido por volta de 1560.
Não pesquisei na Torre do Tombo todos os outros documentos envolvendo esses Fernandes de Barcelos. 

Quanto ao meu ramo, fiz outras postagens no blog, inclusive com maiores dados, já que descendo de Camila Fernandes, através do seu bisneto o ABADE FÉLIX DE ARÁUJO PEREIRA DO LAGO, e de sua companheira MARIA FRANCISCA.

I- Ramo fluminense ( Rio de Janeiro)
Minha ascendência até ela. (tratada em outras postagens)
1) CAMILA FERNANDES
2) BRANCA CARDOSO e GREGÓRIO VELOSO
3) MARIA DE ANDRADE (OU VELOSO) e ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO
4) FELIX DE ARAÚJO PEREIRA DO LAGO e MARIA FRANCISCA
5) MARIA PEREIRA DO LAGO e FRANCISCO LOPES
6) JOSÉ LOPES e ROSA FRANCISCA
7) ANA LOPES PEREIRA DO LAGO, que se casou com seu primo ANTONIO FRANCISCO PEREIRA, também descendente de Camila Fernandes.
8) JOAQUINA PEREIRA DO LAGO, nascida em 1811
9) MANOEL PEREIRA GOMES
10) ELVIRA PEREIRA GOMES
11) DAGMAR PEREIRA GOMES AUDEBERT (MINHA MÃE), ou seja, sou a 12a. geração.

Contudo, como está anotado acima outros Pereira do Lago vieram para o Brasil bem antes do meu bisavô MANOEL PEREIRA GOMES, que só chegou aqui por volta de 1867 e se estabeleceu em Três Rios/RJ,  existem descendentes de :

II - Ramo Mineiro - Miguel Lopes da Silva (nascido 30/09/1710), era filho de Maria Pereira do Lago e de Francisco Lopes, irmão do meu pentavô José Lopes . Portanto, neto materno do Abade Felix de Araujo Pereira do Lago e Maria Francisca, que veio para o Brasil e se estabeleceu em Minas Gerais, onde se casou com Júlia Maria do Nascimento. 
O casal teve muitos filhos, entre os quais 
- José Carlos da Silva, 
- Diogo Garcia Lopes
- Jerônimo Pereira do Lago
- Manoel José da Silva
- Júlia Maria da Silva
- Francisco Lopes da Silva 
- Tereza Maria de Jesus
Deixou muitos descendentes no Brasil.

III- Ramo Mineiro/Baiano (creio que deixou descendentes em todo o nordeste, pois há noticias seguras de sesmarias requeridas por descendente na Paraíba, mas difícil localizar, pois  não usam o Pereira do Lago e sim os sobrenomes Pereira, Souza e Araújo). 
Eu, que descendo por via paterna de um ANTONIO DE SOUZA, sesmeiro, não consegui ainda fazer a ligação deste com o Vicente. Desta forma, teria dois ramos da mesma família.   

2) Capitão Vicente Pereira do Lago, que foi batizado em 28/11/1651, sendo padrinho o padre Simão Ribeira de Castro, abade de São Romão, e madrinha Plácida Fragozo, sua avó paterna. O celebrante foi o padre Gonçalo da Rocha reitor e Abade de São Joaquim Nogueira.
O Vicente era filho de ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO e de  MARIA DE ANDRADE (VELOSO), portanto irmão do abade FÉLIX DE ARAÚJO PEREIRA DO LAGO.  
Ele veio para o brasil bem jovem, mais depois da ordenação de seu irmão em 14/06/1672 (habilitação encontra-se no family search), acompanhando o MARQUEZ DAS MINAS (que era um título nobiliárquico de Portugal, que foi dado inicialmente a D. Francisco de Sousa, que era Conde do Prado, em 1608).
Essa família SOUZA chega ao Brasil bem antes, talvez o primeiro tenha sido TOMÉ DE SOUZA, que foi o primeiro Governador Geral do Brasil (1549), mas não tenho como afirmar. O que posso dizer com certeza é que 
 O Capitão Vicente Pereira do Lago se casa com Ângela de SOUZA (aproximadamente em 1674), da mesma família do Marquez de Minas. 
Por ser um sobrenome mais famoso, alguns filhos e netos de Vicente abandonam o Pereira do Lago e assumem só o SOUZA, o que dificulta muito qualquer pesquisa, pois SOUZA (SOUSA OU SOIZA) são mais comuns no Brasil.

O capitão Vicente foi nomeado escrivão da Alfândega de Salvador/Bahia em 16/06/1684. 
São conhecidos os seguintes filhos:
1) Manoel Pereira do Lago (padre) - nascido aproximadamente 1676 em Salvador
2) Alexandre Pereira do Lago (Padre) -indícios de que teve 2 filhos. Mas, não consegui seus nomes.
3) João Batista de Araújo - Que registra o mesmo sobrenome Araújo, assumido anteriormente também pelo seu tio o abade FÉLIX DE ARAÚJO PEREIRA DO LAGO.
Deixou descendentes na Bahia, Minas e Pernambuco que conservaram o ARAÚJO.
4) Antonia Maria de Araújo, que foi casada com Manoel Carlos d Escobar e , em segunda núpcias com Antonio Rodrigues. Não deixou descendentes.
 5) Maria de Souza Araújo esta foi casada com Martin Affonso de Mendonça (foi a segunda esposa deste), mas o casal não teve filhos .
6) Isabel Maria de Souza, foi casada com Cláudio Teles de Menezes. Morreu bem jovem e não deixou descendentes
7) Joana de Araújo Pereira, morreu jovem, solteira e sem filhos.
8) Thereza Josefa de Jesus Maria, se casou em 15/08/1717 com Luiz de Goes de Mello Vasconcelos. Deixou uma grande descendência. 
9) Francisco de Souza - morreu solteiro.

4 - Ramo Baiano/Pernambucano
Outro membro famoso foi o CORONEL FRANCISCO PEREIRA DO LAGO, nascido aproximadamente entre 1590/1600, que foi casado em primeira núpcias com Andreza de ARAÚJO (sobrenome que vem se repetindo e não identifiquei a origem). Ele chegou a Bahia antes de 1620, ou seja, bem antes do Capitão Vicente. 
Ele era filho de João Pereira do Lago, que por sua vez seria filho de Sebastião Pereira do Lago, irmão de Antonio Pereira do Lago, ambos filhos de Aldonça Pereira do Lago (esta informação não foi confirmada).
De qualquer sorte , pelo primeiro casamento com Andreza de Araújo ele teve
- João Pereira do Lago ( deixou descendência em Pernambuco)
Do segundo casamento com Joana, teve 3 filhos:
1) Francisco Pereira, religioso no Convento do Carmo , Bahia
2) Jorge Pereira - não há indicação de descendentes.
3) João Pereira do Lago, que foi casado com Bernarda Siqueira da Silva . Esse casal teve os filhos conhecidos 
    3.1 - Madalena Clara Maria
    3.2 - Francisco Pereira do Lago
    3.3 - Francisca Xavier Pereira
    3.4 - Caetano Pereira do Lago, faleceu solteiro, foi fidalgo e cavaleiro - 22/04/1766

O Coronel Francisco Pereira do Lago chegou na Bahia antes de 1620 e em 1641 fundou em Salvador/ Bahia de Todos os Santos a Capela de Santa Bárbara. Instituiu um morgado (Igreja e Morgado de Santa Bárbara). 

**** Existe uma habilitação de Bento Pereira do Lago Sá de 1787 de Recife/ Pernambuco, descendente do Coronel Francisco

5- Ramo Fluminense
MARIANA PEREIRA DO LAGO, era filha primogênita de Alexandre Pereira do Lago e Maria de Andrade, nascida em 1645, se casou com  Martinho Teixeira da Silva.

filho: ALEXANDRE PEREIRA DO LAGO (1685) foi casado com MARIA DA SILVA SEPULVEDA
neto: Manoel Pereira do Lago casado com Domingas Gomes de Araújo (mesmo sobrenome de outros)
bisneta: Antonia Maria Pereira do Lago, casada com Manoel José Pinto
trineto: Miguel Antonio Pinto casado com Ana Maria da Silva Rodrigues

Cabe ressaltar que, identificamos um ramo no Rio Grande do Sul, que se origina de um patriarca estabelecido em São Paulo, que tem ligação com o capitão Vicente Pereira do Lago, mas ainda estou compilando documentos.
No Maranhão, existe uma família PEREIRA DO LAGO que não tem qualquer ligação com a família original portuguesa. O sobrenome foi adotado por um individuo que o passou para alguns descendentes seus. 

Minhas pesquisas não estão esgotadas. Sendo família grande e nobre de Portugal, tinha fortes ligações com o Brasil colonial e depois no Império, sendo provável a existência de outros membros que imigraram para o Brasil.
Finalmente, deixo registrado que é possível que ainda  sejam feitas algumas correções com o surgimento de novos documentos. Portanto, esse texto não esta completamente finalizado.

20 comentários:

Jose Carlos disse...

Gostaria de conhecer a família pereira do lago do Brasil pois eu também o sou da mesma família,mas de Portugal Braga

Dayvid disse...

Busco informações sobre Carolina Cândida do Lago e sua mãe Mariana Cândida do Lago Ambas do estado de minas na região de Machado MG

Dayvid disse...

Busco informações sobre Carolina Cândida do Lago e sua mãe Mariana Cândida do Lago Ambas do estado de minas na região de Machado MG

Roberto Lago disse...

Meu nome é Roberto Carlos Pereira do Lago (só tenho o nome por parte materna).
Meus bisavós, Manoel Pereira do Lago (pai do meu avô) e Joaquim Pereira do Lago (pai da minha avó) eram primos e viveram na Bahia, na região de Conceição do Almeida, provavelmente nascidos por volta de 1860. Foi o mais distante que cheguei. Há alguma possibilidade deles serem descendentes do ramo baiano da Família Pereira do Lago?

Nathalia Lago disse...

Meu pai se chama Antônio Pereira do Lago e tem descendência portuguesa e família nordestina

Thais Lago disse...

Meu tataravô se chamava João Alexandrino do Lago, tenho informações de que foi Capitão da 2 Companhia pelo DOU em 1905, no estado da Bahia. Meu avô conta que somos descendentes dos Pereira do Lago, mas não consigo chegar a essa informação. Moro fora do Brasil e Estou buscando mais informações sobre a família, poderia me dar alguma dica de onde procurar?
Grata.

isabel pinto disse...

THAIS, A FAMILIA É MUITO GRANDE .
PARA CONHECER SEU RAMO SÓ VC FAZENDO A SUA ARVORE GENEALÓGICA .
pesquise . muita coisa esta digitalizada para consulta on line

Rafael Scorsatto Ortiz disse...

Olá, sabes se Belchior Pereira do Lago, meirinho em Barcelos, ID no Family search KN1Z-LMQ descende deste núcleo familiar que referes em Barcelos? Estudo sua descendência (incluindo no RS, Brasil) com Guiomar Nunes, cristã nova que faleceu no cárcere. Grato!

Ducar disse...

Parabéns pelo blog, muito interessante, bem informativo!

Descendo de Isabel Pereira do Lago, cc Mateus Tavares da Costa, filha do Capitão João Lopes do Lago cc Maria do Lago, ele falecido antes de 1692 no Rio de Janeiro.

Pode estar ligada a essa família, não sei a origem desses (Pereira do) Lago.

Michele do Lago (Mikeli Hub) disse...

Bom dia! Sou trineto de REGINALDO PEREIRA DO LAGO. Meu avô Miguel Eloy do Lago, vivia em Maracás-BAHIA. Tenho pesquisado esse ramo e venho encontrando muitos documentos. No momento, percebi que o irmão de um de meus trisavós se casou em Condeúba-BA (divisa com Minas) - essa cidade, antigamente, era distrito de um município mineiro (fica na divisa). Enfim, alguma dica? Será que eu descendo do tronco mineiro dos Pereira do Lago? Vou deixar aqui uma relação de meus ancestrais (do meu avô até o meu tetravô)... Quem sabe algum parente identifique algum nome em comum. (DO MEU AVÔ ATÉ O MEU TRISAVÔ) = Miguel Eloy do Lago, filho de Aderbal Eloy do Lago e Idalina do Lago Eloy... Aderbal era filho de Amancio Eloy da Silva e Adelaide do Lago Eloy - E Idalina era filha de REGINALDO PEREIRA DO LAGO (1867-1932) e Rosa Fróes do Lago... REGINALDO PEREIRA DO LAGO era filho de ALBINO PEREIRA DO LAGO e ESTEFANIA GONÇALVES DO LAGO... Já o meu outro trisavô Amancio Eloy da Silva (1867-1937) era filho de João José Eloy da Silva (1845-1921) e Marcelina (ou Marcolina) Rosa Eloy. Enfim, seus descendentes viviam em Maracás-BA. Mas, eu descobri pelo FamilySearch, que um dos irmãos dele se casou em Condeúba-BA (divisa com Minas Gerais). Talvez o autor e proprietário do BLOG possa me ajudar. Já viu esses nomes por aí?? Se alguém quiser ajudar, meu contato é hubmikeli@gmail.com (Mikeli Hub nas redes sociais).

isabel pinto disse...

Rafael, não tenho nenhum dado sobre BELCHIOR PEREIRA DO LAGO. Mas, o sobrenome PEREIRA DO LAGO é único em Vila Verde. Então, deve ser da mesma familia.

isabel pinto disse...

Michele o ramo baiano é bem mais antigo no Brasil do que o meu. Não chegaram no século XIX. Então, vc vai ter que retroceder bastante na sua árvore até chegar ao tronco baiano ou mesmo o mineiro.Boa sorte

Michele do Lago (Mikeli Hub) disse...

Obrigado, Isabel! O cartório acabou de encontrar as certidões de óbito de meus tetravós de sobrenome Pereira do Lago e Eloy da Silva. Amanhã mesmo, estarei com estes documentos em mãos e, finalmente, descobrirei os nomes de meus pentavós... o que pode ajudar a compreender melhor a origem desses ancestrais. Assim que obter as informações, divulgarei aqui. Gratíssimo!

Carlos Belini de Melo. disse...

Boa tarde! Gostaria de ter informação sobre Antônio Marciano de Assis Mello. Esteve no Espírito Santo dos Coqueiros (Arraial),hoje Cidade de Coqueiral-Mg, por volta de 1903.....Gostaria de saber se teve irmãos.....De onde veio e para onde foi. Era meu Vô, mas meu pai era um, tipo, filho de um relacionamento 'temporário......

isabel pinto disse...

Carlos, para obter essas informações você precisa fazer sua árvore genealógica. e. através de pesquisa obter as respostas.
Boa sorte;

Lucas (do) Lago Borges disse...

Ola, Michele, prazer! Tudo bem? Poderia me ajudar com algumas dicas sobre como avançou em sua pesquisa. Sou de Salvador, família "Do Lago" com história (ate onde cheguei ate agora) a partir da cidade de Catu (São Miguel).

Simão Pedro de Aguiã disse...

Estou interessado em aprofundar os Pereira do Lago que instituiram o Morgado de S. Barbara na Baia.
Tem mais informações sobre eles? Ou sabe quem as possa ter?
Desde já agradeço.
Simão Pedro de Aguiã

Fran disse...

sou descendente da família pereira do lago, que ate onde sei é de Goiás (Pilar de Goiás). sou neta da BARBARA PEREIRA DO LAGO, que é filha de SALVIANO PEREIRA DO LAGO, que é filho de ANTONIO PEREIRA DO LAGO, infelizmente só consegui chegar ate o meu trisavô ANTONIO, pois os documentos aqui no estado de GOIAS são muito escassos, principalmente em PILAR DE GOIAS que é uma cidade histórica.

Keu lago disse...

Ah como responde os comentários???

Keu lago disse...

Sou dos Pereira lago da Bahia… alguém entra em contato, pq tão fazendo vão fazer o encontro da familia daqui uns dia meu e-mail kecialago123@gmail.com