segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

COLONIZAÇÃO DA PARAIBA

Durante o século XVI a ocupação do território paraibano foi no litoral, sendo que somente nas primeiras décadas do século XVII é que os portugueses começaram a avançar para o oeste . Nessa época os colonos ocupavam a zona da mata e os vales do Mamanguape, Miriri, Gramane e, até a metade do século XVII  o  sertão era desconhecido.
Depois da expulsão dos holandeses na Paraíba, a criação extensiva de gado, negócio tão lucrativo como os engenhos de açúcar, foi a mola propulsora para o desbravamento dos sertões com os currais de gado.
Nesse contexto, por volta de 1663, Antonio de Oliveira Ledo  instala seus currais no lugar que ficou conhecido como Coniodió, distante do litoral e dos engenhos.
Posteriormente, requereu sesmarias, e junto com seu irmão Custódio e seu sobrinho Constantino formaram o maior latifúndio (media 180 Km de extensão por 72 Km de largura). Tempos depois, seu outro sobrinho Pascácio (que segundo consta era filho bastardo) chegou, vindo em fuga da Bahia depois de ter roubado uma moça para casar e também se estabeleceu na Paraíba .
Difícil encontrar na Paraíba quem não descenda da família "Oliveira Ledo", pois eles foram os primeiros povoados do sertão. 
Em muitos casos, nas regiões da Paraíba e do Rio Grande do Norte que estavam sendo desbravadas e ocupadas pelo colonizador existiam variadas tribos indígenas que culminou em confronto, No final do século XVII o sertão estava em estado de guerra e só foi pacificado por volta de 1711, quando a maioria das terras ficaram nas mãos de grandes latifundiários.
  

Nenhum comentário: