segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

ALGUNS ANTIGOS LOCAIS DE ARARUNA (PB)


Um interessante registro de terras feito por MANOEL NARCIZO RIBEIRO, no ano de 1857, aponta lugares em Araruna, alguns dos quais são identificados imediatamente uma vez que ainda hoje mantêm o mesmo nome, tais como o Jucá que é conhecido como sítio Jucá e Confusão, como Sítio Serra da Confusão. Rio Calabouço, que faz divisa entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte, próximo ao Parque Estadual da Pedra da Boca no município de Araruna.
Não consegui localizar Alagoa Fria que pode ser o atual Sítio da Água Fria.
Na verdade, em Araruna aparecem nos registros como pertencentes à freguesia Alagoa Salgada, Alagoa de Dentro, Alagoa da Mata, Primeira Alagoa, Alagoa do Tapuya, Alagoa da Pedra, Alagoa da Carnaúba, Alagoa da Serra, Alagoa de Fora e mais algumas “alagoas” (lagoas), além de vários riachos, como esse da Cacimba da Oiticica citado no registro de terras, que também não consegui localizar, já que os principais afluentes do Rio Calabouço são Riacho salgado, Riacho do Limão, Riacho do Bola, Rio Salgado, Rio da Areia e Riacho do Cruz.
É importante ressaltar que algumas dessas lagoas podem estar localizadas em Dona Ignez, Riachão, Tacima ou Cacimba de Dentro, locais que pertenciam à freguesia de Araruna.

No passado a região era rica em águas e, em sua grande parte, com vegetação característica da mata atlântica. A paisagem atual encontra-se intensamente modificada, seja por conta dos fenômenos climáticos seja em grande parte pela ação humana.

O registro:

Manoel Narcizo Ribeiro e sua mulher Ana Maria de Jesus, moradores na Alagoa Fria desta freguesia, possuem nesta Freguezia d’Araruna, Província da Paraíba, uma parte de terras na dita Confusão, cuja extensão de terras são da barra do riacho Cacimba da Oiticica pelo rio Calabouço abaixo ao lageiro donde sai o caminho do Jucá, subindo dito caminho até a entrada da Confusão vai ao riacho que está a vista da costa do dito lugar confusão e segue a pedra das três listas sobe a mesma pedra, donde seguindo em frente para o norte irá ter outra pedra, que serve de extrema e dahi seguindo o riacho abaixo para confinar com Cacimba da Oiticica, cujas terras houverão por compra a Manoel Vicente de Souza e sua mulher Maria Joaquina da Conceição. Alagoa fria 25 de junho de 1857”.



Nenhum comentário: