sexta-feira, 31 de março de 2017

CAPELA DA SERRA DE SÃO BENTO/RN - REGISTROS DE 1823


SERRA DE SÃO BENTO/RN 


Na divisa do estado do Rio Grande do Norte com a Paraíba, a Serra do Pires, como era conhecida até metade do século XIX, teve seus momentos de glória no final do século XVIII, pois localizada em uma antiga estrada de boiadas.
Não confundir com outro município próximo, também na fronteira com a Paraíba, São Bento do Trairi, já que Serra do São Bento é de povoamento mais antigo.
Não é certa a data em que foi construída a capela, cujo orago - São Bento - deu o nome ao atual município potiguar. Mas, como a proliferação de oratórios privados e capelas na região ocorreu no início do século XIX, logo após a criação da paróquia de Nossa Senhora das Mercês de Cuité (PB) em 1801, é muito provável que o mesmo tenha ocorrido na Serra do Pires, ou seja, a capela deve ter sido nos primórdios do século XIX.
Como são precários os registros em face da inexistência de muitos livros paroquiais que desapareceram ao longo dos anos, até agora só encontrei registros a partir do ano de 1823




"Aos sinco de novembro de mil oito centos e vinte e três corridos os banhos da naturalidade denunciados sem impedimento na Capella de São Bento da Serra do Pires, compareceu o Reverendo David Martins Gomes Delgado Freire ***e das testemunhas José Fidelis dos Prazerese Antonio José dos Santos de licença minha se receberão os nubentes Francisco da Silva, viuvo que ficou de Teodora e Joana Vicencia viúva que ficou de Manoel dias, residentes na Serra do pires na Forma do Cano."





Manoel Antonio e Anna Rita 14/12/1823 . T 


Antonio e Sabina. criolos, escravos de Liandro Martins Delgado(parente do padre David Martins que aparece como testemunha)  

Gonçalo da Cunha e Josefa Maria


*** O padre Davi (d) Martins Gomes Delgado Freire  morava em Serra de São Bento, mas tinha terras em Araruna no lugar denominado ABREU, como declarou em 1856 (vide post no blog). 
O padre já oficiava na região desde 1809, como comprova o registro abaixo de batismo de EUZÉBIA, realizado na Fazenda da Tacima. 

..A ele é atribuída a construção do Oratório de Tacima que acredito ter sido o embrião da futura capela. 

Padre Davi é descendente do Antonio Freire que recebeu a sesmaria em 1706; 

Nenhum comentário: