segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

RIO SERIDÓ

"SERIDÓ - Rio que poderá ter 30 legoas de curso, nasce d'uma lapa ou gruta da Serra ds Cariris, no termo da freguezia de Patos, na Província da Parahiba, onde rega o districto da Villa de Brejo d'Areia.
No cabo de 8 legoas de curso nas terras d'esta província entra na do Rio Grande do Norte, dirigi-se para o nordeste, regando Villanova do Príncipe, e 8 legoas abaixo desta villa se incorpora pela margem direita com o rio Piranhas. Sobem por elle com carga os barcos até Villanova do Príncipe, e as canoas passão muito além e vão até a província da Parahiba." (Diccionário Geographico, Histórico e Descriptivo do Império do Brazil de J. C. R Milliet de Saint-Adolphe de 1845.)

Tal descrição, nem de longe, representa a importância do rio para os primeiros povoadores do semi árido. 
Como aconteceu com muitos dos rios do Nordeste, a degradação ambiental é causa do seu declínio em relação ao que representou no passado para os primeiros povoadores da região que hoje leva seu nome.

Para Câmara Cascudo a palavra Seridó tem origem indígena e significava sem folha (seri toh). Para outros sua origem seria marrana para justificar a presença de judeus na colonização do sertão.
Na verdade, a presença de sítios arqueológicos na região do Seridó é prova de que a mesma era habitada por nações indígenas pelos menos há 4000 anos, o que significa dizer que é muito mais provável de que o significa do nome que Câmara Cascudo apontou seja o verdadeiro. Todavia, não existe uma certeza disso.
  

Nenhum comentário: