domingo, 6 de setembro de 2015

DOMINGOS DA COSTA SOUTO e ANTONIA CANDIDA CAVALCANTI

Depois de muitas pesquisas nos livros paroquiais antigos, constatei que a capela da antiga aldeia de Santo Antônio da Boa Vista foi durante muito tempo palco de muitas celebrações.

Inicialmente, tive dúvidas sobre  a localização da referida capela. Mas, através de minhas pesquisas fui encontrando vários registros (1731 a 1848), onde ora ela é tratada como Capela da Boa Vista, Capela de Santo Antônio da Boa Vista ou, simplesmente, como Capela de Santo Antônio ( registros paroquiais de Mamanguape como nos de Bananeiras/PB).

Localizada onde hoje é a Aldeia, no município de Solânea/PB, foi por mais de um século local onde se realizava os ofícios religiosos. Mas, por volta de 1866/1867 ela foi transferida de local em uma permuta de terrenos, sendo edificada no local onde hoje é a Igreja de Santo Antonio de Solânea/PB.
O registro de 1786 abaixo aponta o batismo de Damião, filho de José Barreiros e sua mulher Angela Marianna, realizado na Capela de Boa Vista em 24/04/1786.
imagem family search
Em 13/05/1836, no casamento de Vicente Candido de Oliveira, filho de Lourenço Pedro de Oliveira e Maria Joaquina do Coração de Jesus e Anna Maria de Jesus, filha de Manoel Tavares de Souza e Maria José de Jesus , ela aparece como CAPELA DE SANTO ANTONIO.
imagem family search
Consta como testemunhas do casamento, Domingos Costa Souto e sua mulher Dona Antonia Cândida Cavalcanti, antigos proprietários de terras em Moreno (atual Solânea). Dentre os filhos deste casal destaca-se JOAQUINA MARIA DE LIMA CAVALCANTI, nascida por volta de 1855, que se casou com ANTONIO JOSÉ PINTO, filho de MANOEL JOZÉ PINTO e ANNA JOAQUINA .

Outra filha do casal foi ANNA EMILIANA CÂNDIDA CAVALCANTI, nascida por volta 1847, que veio a se casar com JOSÉ ANTONIO DA SILVA PINTO, filho de FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA PINTO e CARLOTA MARIA.

O primeiro filho do casal ANNA EMILIANA e JOSÉ ANTONIO, nasceu no dia 1/1/1860, e também se chamava JOSÉ ANTONIO DA SILVA PINTO, mas ficou conhecido como Padre Pinto. Seus padrinhos de batismo foram seus avós maternos DOMINGOS COSTA SOUTO e ANTONIA CANDIDA CAVALCANTI. 
Como não poderia deixar de ser, o batismo foi realizado na antiga Capela de Santo Antonio de Moreno (atual Solânea/PB)

2 comentários:

Flauber Barros Leira disse...

Olá Bom dia! excelente blog the genealogia! EStou pesquisando os Barros Leira que vieram de Portugal e se estabeleceram na regiao do Cariri, proximos a Sao Joao do Cariri, Cabaceiras e Serra Branca. Me deparei com alguns inventarios de pelo mesno 2 ou 3 Domingos de da Costa Souto, se de alguma maneira for relevante para as suas pesquisas me avise, pois tenho copias digilatizadas dos mesmos.

isabel pinto disse...

Flauber, muito interessante esses inventários. Talvez algum seja mesmo o do DOMINGOS DA COSTA SOUTO de Solânea. Gostaria sim das cópias.