sábado, 12 de setembro de 2015

CAIÇARA/PB - BATISMOS de 1847


A capela de Caiçara deve ter sido construída por volta de 1845/1846, época em que já era grande o número de seus moradores.
Nas imagens abaixo, alguns batismos realizados na referida Capela, dedicada a Nossa Senhora do Rosário, do ano de 1847.  

 imagem family search
MARIA, parda, filha de Antonio Francisco e Ignácia Maria. Padrinho Antonio Fernandes da Trindade e Josefa Maria da Conceição. Batizado em 2/5/1847.
 imagem family search
ANTONIO, branco, filho de Lorenço Dias de Oliveira e Izabel Maria da Conceição. Padrinhos João Francisco de Oliveira e Francisca Carolina. Batizado 19/05/1847.
  imagem family search
MARIA, parda, filha de João Pedro da Silva e Francisca Maria. Padrinhos José Guilherme de Sousa e Sabina Maria. Batizado em 23/05/1847.
  imagem family search
JOÃO, branco, filho de Feliciano José e Maria Thereza da Conceição. Padrinhos Andre Gonçalves de Oliveira e Anna Maria da Conceição. Batizado em 23/05/1847.
 imagem family search 
MANOEL, pardo, exposto na casa de José Gonçalves. Padrinhos José Gonçalves e sua mulher Maria Francisca. 
 imagem family search 
ANTONIO, branco, filho de Antonio Joaquim Ribeiro e Francisca Maria da Cruz. Padrinhos Bento José Teixeira e Apolonia Maria. Batizado em 20/06/1847
  imagem family search
JOÃO, branco, filho de Martinho Pereira e Maria da Conceição. Padrinhos José Joaquim Ribeiro e Rufina Maria. Batizado em 4/6/1847
  imagem family search
JOANNA, parda, filha de Manoel José de Oliveira e Anna Joaquina. Padrinhos João Paulo Ribeiro e Antonia Passífica. Batizado em 4/6/1847
  imagem family search
SILVINA, branca, filha de Francisco Joaquim e Faustina Maria. Padrinhos João Paulo Ribeiro e Antonia Passífica. Batizado em 25/7/1847
  imagem family search
FRANCISCA, parda, filha de Antonio Soares e Joanna Maria. Padrinhos José Guilherme e Sabina Maria.
  imagem family search
 SIMÃO, branco, filho Francisco Xavier e Ignácia Maria. Padrinhos José Ribeiro e Joanna Pereira. Batizado em 1/1/1847
 imagem family search 
MANOEL, pardo, filho de Henrique José Pereira e Delfina Maria. Padrinhos Ignácio José Martins e Nossa Senhora por devoção. Batizado em 17/01/1847
  imagem family search
ANNA, parda, filha de Manoel José de Lima e Ritta Maria. Padrinhos Francisco José de Lima e Antonia Maria.
  imagem family search
ERNESTINA, filha de José Guilherme da Silva e Joaquina Maria. Padrinhos Manoel Pinto* e Delfina Maria de Jesus. Batizado em 4/4/1847. 
Este Manoel Pinto pode ser meu pentavô MANOEL JOZÉ PINTO. Sendo possível que José Guilherme seja um de seus filhos ou sobrinho.
  imagem family search
ROSA, branca, filha de Cosme Pereira da Silva e Anna Joaquina do Rosario. Padrinhos Manoel Gomes de Oliveira e Romana Maria da Conceição. Batizado em 18/04/1847
 imagem family search 
JOANNA, parda, filha de Felippe José e Paula Maria. Padrinhos Manoel Caetano de Oliveira e Maria da Conceição. Batizado em 18/04/1847.
  imagem family search
MANOEL, filho de José de Arruda Barboza e Isabel Maria. Padrinhos  Fernandes Correia Lira e Joanna Geralda. Batizado em 14/06/1847.
  imagem family search
 MARIA, filha de Theotônio José da Silva e Joanna Maria. Padrinhos Hortêncio José de Souza* e Maria Magdalena. Batizado em 19/08/1847.  
Hortêncio e Maria Magdalena foram os ancestrais dos FERREIRA DE SOUZA de TACIMA/PB 
  imagem family search
 CARMELINDA, parda, filha de Leonardo José Rodrigues e Maria Jose. Padrinhos Hortêncio José de Souza* e Maria Magdalena Ferreira. Batizado em 19/08/1847.  
  imagem family search
FRANCISCO, branco, filho de Pedro Fernandes e Joaquina Maria. Padrinhos João Felix Ferreira e Anna Ferreira Miranda. Batizado e 19/08/1847
 imagem family search
JOSÉ, branco, filho de Simão José Pereira e Rosa Maria da Conceição. Padrinhos José Joaquim Cardozo e Rufina Maria.

4 comentários:

Fábio Cezar disse...

Pesquisando em Catálogo > Family Search, os livros da paróquia de Caiçara do século XIX não aparecem disponíveis. Aparece apenas Brazil, Paraíba, Caiçara, Paróquia Nossa Senhora do Rosario, registros paroquiais, 1993-2014. Autor: Igreja Católica. Nossa Senhora do Rosario (Caiçara, Paraíba); Arquivo Diocesano de Guarabira (Brasil). Como conseguiu localizá-los? Pode me ajudar, por favor?

isabel pinto disse...

Para entender como as freguesias são formadas leia a historia dos municípios no site do IBGE.
Caiçara já pertenceu a freguesia de Bananeiras e antes na de Mamanguape (antes de 1835).
Então, nesses livros vc deverá procurar. Lembre-se que a grande maioria não estão catalogados, logo a procura deve ser feita através da leitura de livro por livro.
Outro fator importante, que muitas das vezes os registros paroquiais encontram-se espalhados, já que era comum batizar uma criança na paroquia e dos padrinhos, quando esses eram parentes próximos dos pais do batizando (avós, tios avós, etc).
Analise o mapa da região, encontrando as freguesias antigas.
No caso do family search, se os livros paróquias não se encontram disponíveis, ou não existem ou estão em outra localidade. Por isso tem que estudar a história do município e de seus vizinhos .

Rodrigues disse...

Boa noite, busco informações sobre minha trisavó Maria Amélia Ferreira de Mendonça e de seus país Anna Ferreira de Mendonça e Antônio Rodrigues da Silva. Provavelmente o casal é natural de Serra da Raiz e tiveram outro filho, que nasceu em Serra da Raiz , que se chamava Manoel Carneiro da Silva.

isabel pinto disse...

Rodrigues, vc deverá fazer sua arvore genealógica . Pesquisar nos livros paroquias disponiveis on line no site do family search. É muito cansativo, mas é o único meio .