sábado, 15 de agosto de 2015

ALGUNS MEMBROS DA FAMÍLIA PINTO EM ARARUNA/PB

Nunca se deve desprezar os relatos que ouvimos em família. Sempre podemos nos valer deles para as pesquisas genealógicas.
No meu caso, foi a memória prodigiosa que tanto meu pai como minha mãe possuíam que muito me ajudaram.
Certa vez ouvi de meu pai que quando sua avó materna ALEXANDRINA DE SOUZA PINTO morreu seus os oito filhos foram acolhidos pelos parentes.   
Dizia meu pai que tanto minha avó IZABEL, como suas irmãs MARIA, RITA, JOANNA foram morar em Santa Cruz com os avós maternos (ISABEL E EMÍGDIO - pais de ALEXANDRINA). Os irmãos PEDRO, MANOEL, ANTONIO e ADOLPHO foram acolhidos por tios - irmãos de ALEXANDRINA.
Contava meu pai que, na sua juventude em Santa Cruz/RN,  chegou a conhecer todos os seus tios maternos. Alguns deles moravam naquela cidade, como MARIA, RITA e ANTONIO.
Sobre JOANNA dizia que depois de viúva foi morar em Araruna, onde já morava o irmão MANOEL. Acrescentava que "titia" JOANNA era muito religiosa e cantava em um coro de Igreja.
Bem no começo de minhas pesquisas confirmei os dados que ele forneceu.
Joanna nasceu em 12 de fevereiro de 1898, conforme comprova o registro abaixo.


JOANNA faleceu em Araruna/PB no dia 4 de setembro de 1981. Consta no registro de óbito que deixou filhos e tinha bens. Todavia, só encontrei a informação de se casou em Santa Cruz/RN, por volta de 1930. Seu marido chamava-se "JOSÉ JÚNIOR" o qual teria falecido na década de 40.. Não encontrei nenhum de seus filhos.
Realmente é verdade que JOANNA, depois que ficou viúva,  morou na casa do tio HENRIQUE  EMÍGDIO DE SOUZA PINTO e, depois, na casa do primo Henrique da Câmara Pinto. Assim, se confirmaram as informações que meu pai tinha a seu respeito.

Outro irmão de minha avó. que também se fixou em ARARUNA/PB foi MANOEL PAULINO BORGES, que se casou com MARIA JOSELITA DE MACEDO, filha de FRANCISCO ALVES DE MACEDO e MARIA JUSTINA DE MACEDO, em 9/04/1921. Há informação de que o filho do casal se chamava ANTONIO GALDINO BORGES.

.

Um comentário:

Mylena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.