sábado, 8 de agosto de 2015

OS TARAIRÚS

Toda vez que vejo a pintura da índia tarairú de Eckhout  tento decifrar os elementos de sua cultura.
Os tarairús habitavam os sertões da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
Foram praticamente dizimados no período de 100 anos (1630/1730), pois foram tratados pelo colonizador português como intrusos em sua própria terra. Mas, eles deixaram suas marcas não só no DNA de muitos nordestinos como também nos seus hábitos alimentares.
Mudavam de lugar de acordo com as estações do ano, sempre buscando alimentos.
Eram atraídos pelos cajus, típicos do litoral, o que lhes renderam algumas guerras com os pitiguares. Dele faziam uma bebida para se embebedarem e aproveitavam a castanha assada como alimento.  
Os tarairús eram guerreiros, grandes caçadores/pescadores, apesar de coletores eram também eram agricultores, pois,  ao contrário do que alegam alguns historiadores, mantinham as suas roças nos lugares em que viviam.
Nestas roças não só plantavam a mandioca, da qual era extraída a farinha, mas  o milho, "jerómus" (jerimum) e "jurumus (cabaças), sendo que a primeira servia de alimento, servidas assadas em brasas enterradas na terra. Das cabaças faziam vasilhas para carregaram ou beberem água.
Fabricavam cestarias com fibras de árvores.
Colhiam mangabas, araçás, bacopari, jenipapo, umbu e  demais frutas típicas do sertão.
Torravam o peixe para fazer uma espécie de farinha que era consumida juntamente com certas pimentas. 
Criavam alguns animais, como araras e papagaios de onde tiravam penas que lhe serviam de adorno. 
Faziam uso de narcóticos como a jurema preta e a coroa de frade. 
Comiam tatus, sapos, cobras e todo tipo de caça que encontravam pela frente.
A antropofagia, tão propagada por alguns e até retratada por ECKHOUT na índia que carrega em seu cesto uma perna humana, fazia parte de seus costumes. Mas, só comiam os seus inimigos que eram abatidos em disputas.
Quando um membro de seu clã morria ele era queimado e  reduzido as cinzas, só assim era consumido pelos demais do grupo. É por este motivo que não são encontrados cemitérios dos tarairús, já que eles não tinham o costume de enterrar os mortos (tal costume foi introduzido graças ao homem branco).
Muitas tribos utilizavam penhascos que eram adornados com toscas construções de madeira e folhas de palmeira para moradia. Dormiam em redes feitas de fios trançados de algodão. Usavam umas sandálias de palha trançada nos pés. 



Nenhum comentário: