sexta-feira, 24 de julho de 2015

OS "RAPOSO DA CÂMARA" DE ARARUNA/PB

Segundo Câmara Cascudo, a família RAPOSO DA CÂMARA no Brasil teve origem com MANUEL RAPOSO DA CÂMARA, que se fixou no Rio Grande do Norte “no início do século XVIII, já estando em Natal por volta de 1718, onde era membro do Senado da Câmara de Natal”.
Tal informação não condiz totalmente com a verdade, já que MANUEL RAPOSO DA CÂMARA chegou ao Brasil bem antes, pois em 8/11/1703 ** requereu ao rei a confirmação do posto de alferes da Oitava Companhia do Regimento de Milícias da cidade de Natal, ou seja, devia ter chegado mesmo no final do século XVII ou, pelo menos, por volta de 1803, quinze anos antes do que assinalado por CASCUDO.
O fato é que passados mais de 300 anos seus descendentes são tantos que fica quase que impossível montar uma árvore genealógica. No entanto, não poderia deixar de mencionar alguns de seus descendentes, contribuindo assim com o resgate de informações genealógicas que acredito são desconhecidas.
Trata-se de um dos ramos da família RAPOSO DA CÂMARA que se fixou em Araruna/PB. Os descendentes de MANOEL SOARES RAPOSO DA CÂMARA (o quarto do nome), filho de MIGUEL SOARES RAPOSO DA CÂMARA (nascido em 1801, falecido em 21/08/1887 em Araruna) e de FRANCISCA MARIA DE JESUS.
 imagem family search
imagem family search
LÍBIA, uma das filhas do casal, mais conhecida como SINHÁ, nasceu em 1841, casou-se com MANOEL TEIXEIRA DA SILVA PINTO (batizado em 3/09/1838 em Bananeiras/PB, filho de FRANCISCO TEIXEIRA DA SILVA PINTO e CARLOTA MARIA*.
LÍBIA faleceu em 1911, em João Pessoa/PB.
MANOEL SOARES RAPOSO DA CÂMARA (o quinto do nome), outro filho, foi casado com MARIA ESMIRNARA DE OLIVEIRA LIMA (irmã do Coronel BENTO JOSÉ DE OLIVEIRA LIMA *, pais de RAYMUNDA CAROLINA DE OLIVEIRA LIMA, que veio a se casar com HENRIQUE EMYGDIO DE SOUZA PINTO*.
Raymunda era prima de ANNA, mãe de Câmara Cascudo.
Assim, todos os descendentes deste casal, que são muitos, também são, por via materna, da família RAPOSO DA CÂMARA. Embora pelo que sei, poucos carregam o sobrenome e muitos desconhecem seus antepassados ilustres.
Registro de casamento de Raymunda e Henrique de 18/10/1905. 
imagem family search
PEDRO ENEÁS , outro irmão faleceu em Araruna


imagem family search 

* Vide postagem no blog
** . AHU_ACL_CU_018,Cx.9,D.556.

Um comentário:

Mylena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.