quinta-feira, 2 de julho de 2015

ALGUNS DOS FILHOS DE HENRIQUE EMYGDIO DE SOUZA PINTO E RAYMUNDA CAROLINA DE OLIVEIRA LIMA

ALGUNS FILHOS DE HENRIQUE EMIGDIO DE SOUSA PINTO E RAYMUNDA CAROLINA DE OLIVEIRA PINTO

Frequentemente, tenho recebido mensagens de alguns descendentes (netos, bisnetos e até trinetos)  deste casal que buscam informações mais detalhadas.
Embora não sejam da minha linha ancestral direta, já que Henrique foi um dos 16 filhos de EMYGDIO JOSÉ DE SOUZA PINTO E IZABEL FRANCO DE OLIVEIRA, meus trisavós, e, portanto, fora da minha linha de pesquisa, achei ser conveniente esclarecer alguns dados.
Em primeiro lugar, é bom deixar registrado que grande parte das informações que obtive dos filhos do casal me foi passadas em 2009 por Dona Beatriz, residente em Araruna, viúva de Henrique da Câmara Pinto, nora do casal.

Naquela época, pacientemente e com toda cordialidade, Dona Beatriz foi me ditando, um a um, os nomes de seus cunhados e informações que tinha sobre filhos e netos destes. Alguns sobrenomes ela não sabia.    
Em 2010, consegui obter documentos que preencheram algumas lacunas, mas não todas.
Em 2012, ano que publiquei o livro GENEALOGIA SERTANEJA, tais informações foram adicionadas à árvore genealógica da família, que estão neste blog.

Todavia, tenho muitos documentos que não foram disponibilizados para os descendentes de Henrique e Raymunda Carolina, os quais demonstraram muito interesse, razão pela qual resolvi postar alguns dados para ajudar nas  pesquisas dos interessados, facilitando eventual montagem da árvore genealógica desses.
Abaixo os dados de alguns dos 12 filhos do casal.

1) JOSÉ, nascido em Araruna/PB em 17/02/1906. Seu padrinho de batismo foi MANOEL EMYGDIO DE SOUZA PINTO, tio paterno, sendo testemunha do registro civil HORÁCIO EMYGIDO DE SOUZA PINTO (outro tio paterno).
JOSÉ passa a assinar JOZÉ PINTO SOBRINHO. Foi funcionário público em Araruna/PB.
Casou-se duas vezes.
A primeira, em 22/09/1928, em Araruna/PB, com MARIA MARIETA TORRES, nascida em 1910, filha de Adolpho Alves Torres e Cândida Vianna Torres, falecida em 1942 em Araruna.
Assinatura dos noivos e testemunhas

imagem family search
O segundo casamento foi com MARIETA DANTAS DE MEDEIROS, em 21/10/1944, nascida em 25/02/1922, em Serra Redonda, no município de Ingá/PB, filha de João Alexandre de Medeiros e Anísia Dantas. JOSÉ teria 38 anos de idade à época.

Assinatura dos noivos e padrinhos
imagem family search

2) ARTHUR, nascido em Araruna/PB, em 15/09/1907. Seu padrinho de batismo foi HORÁCIO EMYGDIO DE SOUZA PINTO, tio paterno, sendo testemunha do registro civil IGNÁCIO EMYGDIO DE SOUZA PINTO, outro tio paterno.
Passa a assinar ARTHUR DE OLIVEIRA PINTO. Foi motorista.
Faleceu no dia 18/12/1943, aos 36 anos, solteiro e sem filhos.

3) CORNÉLIO, nascido em ARARUNA/PB,  em 15/12/1909. Seu padrinho de batismo foi HORÁCIO EMYGDIO DE SOUZA PINTO, tio paterno. Passa a assinar CORNÉLIO DE OLIVEIRA PINTO.
Casou-se com MARIA DAS NEVES NUNES.

4) ANTONIO, nascido em ARARUNA/PB, em 2/12/1911. Seu padrinho foi o Major Joaquim Cavalcante de Oliveira Lima (primo de sua mãe e filho do Coronel Bento José de Oliveira Lima).
Passou a assinar ANTONIO DE OLIVEIRA PINTO.
Casou-se em 24/10/1939 com FRANCISCA SOARES DA SILVA, filha de ANTONIO SOARES DA SILVA, falecido, e ENERDINA SILVA, moradores em CACIMBA DE DENTRO/PB.   
 Assinatura dos noivos e padrinhos.
imagem family search

5) LAURA, nascida em ARARUNA/PB, em 17/09/1913.
Passou a assinar LAURA RAPOSO DE OLIVEIRA PINTO.
Casou-se em 28/02/1941, com MANOEL EPIFÂNIO DA SILVA, nascido em 19/09/1919, natural de Pernambuco, filho de ANTÔNIO EPIFÂNIO DA SILVA e TERTOLINA MARIA DA SILVA.

Assinatura dos noivos e padrinhos
imagem family search


Assinaturas de HENRIQUE EMYGDIO e de seu irmão IGNÁCIO EMYGDIO DE SOUSA PINTO
imagem family search

Assinaturas de HENRIQUE EMYGDIO e de seu irmão HORÁCIO EMYGDIO DE SOUSA PINTO
imagem family search

Um comentário:

Mylena disse...

Não canso de ler seu blog. Só esse post já li muitas vezes!!! Maravilhoso! Obrigada!