sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

ARARUNA (Município) em 1899

ARARUNA (Município) em 1899

Limita-se com o estado do Rio Grande do Norte, tem como sua principal povoação TACIMA, e mais três povoados: Riachão, Cacimba do Dantas e Cachoeirinha. Todos com capela.

A vila de Araruna compõem-se de cento e poucas casas. A população da freguesia é de mais ou menos 8 mil e a do município de 12 mil (em 1903 a população do município era de 13.308 habitantes).

Com 15 casas comerciais, várias máquinas de descaroçar algodão tem um comércio mais ou menos animado.

O professor público da cadeira do sexo masculino (*) era Amaro Gomes de Almeida e da cadeira do sexo feminino era Minervina Maria Bezerra de Menezes. Amaro aposentou-se em 5/10/1907.

Neste ano o 3° suplente do juiz municipal era HENRIQUE EMYGDIO DE SOUSA PINTO (vide postagem no blog).

Fonte> Almanack da Parahyba 1899


* O primeiro professor público que encontrei nos registros foi JOAQUIM DA SILVA BARBOSA, que teria lecionado em Araruna de 1865 a 1875, mas é provável que antes dele outro(s) professor(es) tenham lecionado já que a freguesia data de 1854. 

2 comentários:

Blog do Wellington Rafael disse...

Acredito que "Cacimba dos Dantas" deva se referir a antiga povoação de Cacimba de Dentro, antigo distrito de Araruna.

isabel pinto disse...

Nos livros paroquiais, desde o século XVIII, Cacimba de Dentro aparece sempre como CACIMBA DE DENTRO (veja postagem no blog).
Nos livros, observei que existiam também outros lugares denominados CACIMBA DO GADO, CACIMBA DE FORA e CACIMBA DOS DANTAS.
Acredito que possa ter ocorrido algum erro na informação "oficial", e que a nominada CACIMBA DOS DANTAS era, na verdade CACIMBA DE DENTRO, distrito de ARARUNA no final do século XIX. Contudo, não posso afirmar se realmente, em alguma época, CACIMBA DE DENTRO foi chamada de CACIMBA DOS DANTAS.