sexta-feira, 26 de outubro de 2012

FAMÍLIA BORGES

FAMÍLIA BORGES

PEDRO PAULINO BORGES,
nascido aproximadamente em 1835, era  também conhecido como PEDRO PAULINO DE OLIVEIRA, PEDRO PAULINO BORGES DE OLIVEIRA e PEDRO JOSE PAULINO.
Foi casado com BERTHOLINA MARIA DA CONCEIÇÃO nascida aproximadamente em 1840. O casal morou em Olho d’água da Aldeia (Solânea), local onde nasceram seus filhos. Nos livros paroquiais de Bananeiras foram encontrados registros de apenas seis, que são: Francisco (que assume o sobrenome BORGES DE OLIVEIRA), Josefa (2/8/1856), João Paulino (26/09/1862) , Lucinda (20/12/1863), Joaquina (16/02/1865), e Joaquim (1867).
Imagem Family search
Josefa, branca, filha legítima de Pedro Jozé Paulino e de Bertholina Maria da Conceição, moradores no Olho d’Água d’Aldeia, desta freguezia de Bananeiras, nasceo a dois de agosto de mil oitocentos e cincoenta e seis e foi baptizada solenemente por mim  na Matriz a sete de setembro do dito anno; forão padrinhos Manoel Jozé Theodorio e sua  mulher Maria José de Jesus; do que fiz este assento que assigno. O vigário Jozé Paulino da Borba Grillo.” (Livro de Batizado de Bananeiras).


João, filho leg. De Pedro Paulino Borges e Bertulina Ma. Do Espto Sto. Nasceo a 26 de 7bro batipzei a 12 de 8bro de 1862 p.p Bento de Lima e sua mulher Josepha Maria da C ão”,


Imagem: family search

Joaquina, filha leg. De Pedro Paulino Borges e Bertolina Ma. Do Espírito Sto. Nasceo 16/02/1865 e baptizei a 1º. De março do mesmo ano, p. Cassiano Cícero e D. Geracina Ferreira de Menezes, o que para constar mandei lançar .” (Livro de Batizado de Bananeiras).

Além destes acima nominados, era também filho do casal JOSÉ PAULINO DE OLIVEIRA, casado com FRANCISCA MARIA DE OLIVEIRA, que fixaram residência em Santa Cruz. Encontrei o registro de batismo de seu filho JOSÉ 97, em1879, conforme a transcrição abaixo:
“ José, branco, nascido aos dezeceis de agosto de mil oito centos e setenta e nove, filho legítimo de José Paulino d’Oliveira e Francisca Maria d’Oliveira, baptizei solenemente nesta Matriz aos vinte seis de dezembro do anno acima referido, foram padrinhos Severino d’Oliveira e sua mulher Victorina Maria da Conceição, para constar fiz este assento, que assigno. Vigário Antonio Raphael Gomes .” (Livro de Batizados de Santa Cruz).

Pedro Paulino era vivo em 1898, pois foi padrinho de Maria, filha de Diogo José de Oliveira e Josefa Maria nascida em 3/9/1898, batizada em Bananeiras. Naquela época ainda residia nos OLHOS D’ÁGUA DA ALDEIA, em Moreno, atual Solânea (PB).



Nenhum comentário: