sexta-feira, 26 de outubro de 2012

EMÍGDIO JOSÉ DE SOUZA PINTO

EMÍGDIO JOSÉ DE SOUSA PINTO (filho de JOAQUIM JOSÉ PINTO, neto de MANOEL JOZÉ PINTO)


É um dos onze filhos conhecidos do casal JOAQUIM JOSÉ PINTO E INÁCIA FRANCISCA DE JESUS (que aparece também como Inácia Maria da Conceição).
Nasceu aproximadamente em 1849. Seu prenome foi em homenagem ao padre Emígdio do Rego Toscano Brito que permaneceu na região de Bananeiras/PB por quase quarenta anos (faleceu em Pilões em 1879). 
Encontrei um registro interessante sobre ele, que além de ter sido pároco em Bananeiras também o foi em Pilões: 
Manoel, pardo, filho natural de Justina, escrava do Reverendo Pe. Emígdio do Rego Toscano, morador nos Pilões, nasceu a quinze de março de mil oito centos e setenta e três e foi batizado pelo Rvdo Pe. Emígdio do Rego Toscano de Brito, na capela de Pilões, e foi padrinho Mathias Alves da Trindade, solteiro e Avelina Rosa Cândida. O vigário José Euphozino Ramalho”.

Emígdio José de Sousa Pinto passou a infância em Bananeiras onde fez seus primeiros estudos no Colégio Borborema. Estudou também em Areia. Tinha grande vocação para o comércio e desde muito jovem já negociava mercadorias nas cidades vizinhas. Não é certa a data em que ele chegou à Santa Cruz (RN), nem se veio sozinho ou acompanhado de irmãos. O certo é que seu casamento foi naquela cidade, em1870, com ISABEL FRANCISCA DE LIMA, conforme registro abaixo: Livro de Casamentos 2 – 1867 a 1876 fl. 27 – Registro 1 – Santa Cruz


Foto: arquivo pessoal
“Aos 14 de junho de 1870, pelas três horas da tarde, nesta Matriz, depois de observadas as cerimônias canônicas, amparados na doutrina christã e confessado “... a tridenti sso” e em matrimonio os contraentes EMIGIDIO JOSÉ DE SOUSA e ISABEL FRANCISCA DE LIMA, filho legítimo de Joaquim José Pinto e Inácia Francisca de Jesus, ella filha legítima de Manoel Franco de Oliveira e Ignácia Maria da Conceição, e lhes dei as benções nupciais, presentes as testemunhas João Afonço D’Albuquerque e Manoel Fernandes de Oliveira, vigário Antonio Rafael Gomes de Mello (Livro de Casamentos 2 – 1867/1876- fl. 27 – n. 17).


EMÍGDIO foi um grande proprietário de terras, tanto na Paraíba como no Rio Grande do Norte. Dedicava-se à pecuária e à agricultura. Foi um dos primeiros a fazer o beneficiamento da fibra de algodão em Santa Cruz e um dos primeiros eleitores depois da criação do município em 1876.
Das fazendas de gado que possuía, destacavam-se aquelas localizadas em Boa Hora e Boa Vista, ambas em Santa Cruz (RN). Nas duas fazendas mandou construir oratórios, pois era muito religioso. Tinha fazendas em São Bento e em Melões (atual Coronel Ezequiel).
Em Solânea (antiga Moreno) Emígdio possuía terras e casa em Chã do Moreno, onde tinha plantações de fumo.
Nos livros de casamento da Paróquia de Santa Cruz encontrei vários registros de casamentos de seus filhos, de sua união com a filha de Manoel Franco de Oliveira, Izabel Franco de Lima, que aparece nos registros com vários nomes – IZABEL FRANCA DE OLIVEIRA, ISABEL FRANCISCA DE LIMA e ISABEL
FRANCISCA DE OLIVEIRA, e era conhecida como VÓ BELINHA.
Vó Belinha morreu com 89 anos, em 22/09/1943, e está enterrada no cemitério antigo de Santa Cruz (RN).


Assinatura de Emígdio em 1892, no cartório de Bananeiras
/PB

Foto: arquivo pessoal


Nenhum comentário: