sábado, 31 de outubro de 2020

VIDA NOS ENGENHOS DE CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL COLONIAL

 

VIDA NOS ENGENHOS DE CANA DE AÇÚCAR NO BRASIL COLONIAL

Embora muitas vezes romantizada a vida nos engenhos de açúcar está longe de ser uma vida fácil.

Os engenhos eram grandes propriedade que tinham uma estrutura bastante parecida, constituindo-se de uma plantação de cana de açúcar (canavial) , casa das caldeiras, trapiche para armazenamento, casa grande (onde se alojavam o dono do engenho e sua família), casa dos trabalhadores livres , capela, senzala.. Constituindo de um agrupamento humano razoável para a época com 50 a 100 pessoas.

Os escravos representavam entre 60 a 80% da mão de obra do engenho. Eles trabalhavam roçando o solo, plantando, colhendo, pescando, caçando e cuidando dos animais (vacas, patos, porcos e cabras). Além do transporte do açúcar para sua comercialização.

A maioria dos engenhos da Paraíba era movido a tração animal, utilizando-se bois, cavalos e mulas para isso.

Eram localizados ao longo de rios, pois tanto as pessoas como o gado precisavam de agua. As estruturas iniciais eram feitas de taipa e adobe. Posteriormente, no Império, foram utilizados tijolos e argamassa,

No engenho não eram só senhores e escravos, mas uma gama grande de trabalhadores livres tais como pedreiros, ferreiros, mestre de açúcar, feitores, capatazes, muitos desses portugueses recém-chegados acabavam se casando com filhas dos seus patrões.

Escrevas trabalhavam nos serviços domésticos lavando, passando, cozinhando e como amas de leite.

Havia abundância de aguardente que era consumido por todos.

A vida não era fácil nos engenhos de açúcar no período colonial, pois viviam longe dos centros de abastecimento e o produto (açúcar) tinha que ser comercializado. Para tanto, necessário leva-lo até os portos em lombo de mulas ou mesmo carros de bom (dependendo dos caminhos utilizados).    

Evidentemente, pela importância do açúcar na economia brasileira, os donos de engenho participavam ativamente na estrutura do poder colonial, tornando-se ricos e poderosos.

Nenhum comentário: