segunda-feira, 31 de agosto de 2020

A CAFEICULTURA EM BANANEIRAS/PB

 

A CAFEICULTURA EM BANANEIRAS

Desde o final do século XVIII o cultivo do café já era feito no Brejo Paraibano, mas foi a partir de 1830 que a cultura passou a ter uma importância significativa na economia da região, que tinha clima e terras apropriadas para tal.

Bananeiras foi a maior produtora de café na Paraíba e a qualidade do produto ficou conhecida tanto no Brasil como no exterior, rivalizando com o café produzido nos sudestes (Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).

A exemplo do que ocorria no Vale do Paraíba (RJ e SP) o café trouxe riquezas para Bananeiras, criando uma aristocracia local que mandou edificar casarões e usava mobília, porcelana, talheres de pratas e os mais finos tecidos (muitos importados da Europa).

Os proprietários das fazendas e engenhos ganharam muito dinheiro no período que se estendeu até aproximadamente 1920, quando uma praga dizimou os cafezais.

Pelos inventários da época podemos notar que até os pequenos produtores ganharam muito dinheiro com o café.

Este período de quase 100 anos (1930/1920) foi fundamental para a história da cidade e a importância que teve na época.

Muitas figuras se destacaram como cafeicultores, sendo uma das proeminente o Barão de Araruna, que já tratei em outra postagem, Estevão José da Rocha que foi barão por 3 anos (1871/1874); Comendador Felinto Florentino da Rocha (filho do barão e mais rico que ele), José de Andrade Freitas Cupaoba, Leonardo Bezerra Cavalcanti, Joaquim do Rego Toscano, Targino Neves, Segismundo Guedes,

Um comentário:

negocioproprio disse...

Boa noite, Você sabe sobre a família de Manuel Candido Rodrigues que viveu ai em Bananeiras?